Pesquisar

sexta-feira, 30 de julho de 2010

32 - O Ponto mais alto da Cidade do Porto

Monte Tadeu, Monte dos Congregados ou Monte de Santa Catarina ? A ordem é inversa à antiguidade dos registos que consegui encontrar nas minhas buscas. Quer dizer, do Monte Tadeu só encontrei o nome da rua. E aí não há dúvida que é o ponto mais alto, geograficamente, da cidade do Porto.
Tudo começa em 1680, quando uns frades construíram na Cidade a sua casa, no local onde hoje está a Igreja dos Congregados, em frente à Estação de S. Bento. Obtiveram para seu recreio um vasto espaço com casa que também servia de hospital. Nas abas do Monte de Santa Catarina. Daí é fácil chegarmos ao Monte dos Congregados, ficando como recordação uma rua com este toponímico, datada dos finais dos anos trinta do séc. XIX; e talvez também a Rua do Monte Tadeu (ou Monte do Tadeu ?) seja dessa época. A Quinta ficou na posse da Câmara Municipal por altura da extinção da ordem em 1834. Tendo-a posteriormente vendido, li, que por preço baixo, ao sr. Moreira, um cidadão brasileiro. Que explorou a grande pedreira que ali existia. No alto, foi construído um depósito de águas, explorado por uma companhia francesa (?), concessionária da rede de águas da cidade desde 1887 a 1927. Embora a Câmara e a companhia das Águas tenham aberto um concurso para requalificação não só deste depósito, mas de todos os da cidade, em 2007 e entregue os prémios em 2008, o certo é que está tudo para ali inútil. E segundo li, eram os próprios autores das propostas que tomavam as "despesas" da requalificação ao seu cuidado.
Esta é a Rua do Monte Tadeu, no cimo da qual se podem apreciar belos panoramas sobre a Cidade.

Podemos ver até Gondomar e Gaia, muito desfocado é certo.

Mas o fumo dos incêndios e o céu do Porto, sempre nublado, não permite melhor visão.

A Rua vista de cima para baixo, tendo ao fundo um velho jardim.

Ao fundo da Rua, encontra-se a Travessa com o mesmo nome e mais uma vista sobre o casario do Bonfim.
A direita, vê-se o que presumo serem antigas instalações fabris da Cooperativa dos Pedreiros. Pedi uma informação. Vamos lá ver se vem ou se acontece o mesmo que a todas as outras que pedi, tanto a Juntas de Freguesia como à Câmara Municipal.
Fica este edifício nas traseiras do da Cooperativa dos Pedreiros, no cimo do qual há um restaurante panorâmico. Tem 14 andares.
Colada ao edifício uma estátua que julgo representará um operário pedreiro.
Vale a pena o sacrifício, mesmo em dias de calor, subir ao Monte para apreciar as paisagens. E que a Câmara requalifique esta zona, pois a par de edifícios novos há muitas ruínas e matas selvagens.






















5 comentários:

  1. Bonito serviço!
    Pois é tudo muito bonito, mas...
    É claro que é um magnífico miradouro, mas é preciso ser arranjado e requalificado e depois dar informação turística, mas...
    É uma chatice, o carro do presidente da câmara não pode andar para estes lados, e não dá para fazer mais uma eira para alugar barracas, senão...

    Um abraço
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  2. O céu do Porto não está sempre nublado. As reformas...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Estou pesquisando sobre o Porto de 1500 e as fotos do Monte dos Congregados, ainda sem construções na época ajudarão com certeza. Manoelneto@email.com (Natal Brasil)

    ResponderEliminar
  4. Palhaçada total, divulgar e ser uma decepção...

    ResponderEliminar