Pesquisar

sábado, 3 de abril de 2010

5 - O Recolhimento do Ferro

No Codeçal, melhor dizendo, nas Escadas do Codeçal, -a palavra é um arcaísmo que para o caso não interessa- existe este edifício onde funciona o Centro Social da Sé Catedral, uma modelar instituição de Solidariedade Social que presta relevantes serviços à comunidade da zona. (palavras impressas no JN de 6.6.2004).
Embora a intenção e a divindade venham já de centenas de anos anteriores, com muitas estórias e locais da cidade velha, o edifício foi começado a construir a partir da segunda metade da década de 50 do século XVIII. Sem certezas, mas talvez a intenção seria a de recolher mulheres de vida difícil. Crianças também.
O edifício tem a Capela e um anexo. Neste, passada a entrada, mostra junto à porta de acesso ao interior, a "Roda". Isto sou eu a especular, porque embora tenha lido que a houve, nada me diz que o seja.
Mas é certo que tem mesmo todas as características, segundo tenho lido sobre a "Roda", local onde se deixavam as crianças - bebés ainda - cujas mães as não poderiam criar. Fosse pela pobreza em que viviam, fosse por questões sociais.
Não sei se a Capela pode ser visitada, bem como o anexo. Curiosamente ainda não perguntei. Nem sei se o seu interior merece sequer uma visita. Mas fico chocado quando por aqui passo e vejo o estado de degradação, pelo menos exterior, em que se encontra o conjunto.
Sendo um dos locais de passagem obrigatória de turistas que demandam ou saem da zona da Sé - e de nós Portuenses, que amamos a nossa Cidade - é chocante como nos aparece depois da meia subida ou descida. Dá vontade de retroceder.





4 - Ainda a Estátua do Porto

Pois como disse o meu amigo Adriano Moreira, sempre consigo driblar os Seguranças para fazer um "boneco".
Pois aqui está o "PORTO" visto do interior da pseudo Casa da Câmara ou dos 24. Hoje, Posto de Turismo da Câmara Municipal na Sé. Como se nota, a limpeza dos vidros não existe, a vista para a Cidade é quási nula, (lá ao fundo está a Vitória) e o que se (não) vê é feiíssimo. Passem por aqueles lados e confiram.