Pesquisar

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

148 - Os Mareantes do Rio Douro e o S. Gonçalo

O dia de S. Gonçalo celebra-se a 10 de Janeiro, mas em Gaia há a tradição velha de séculos de ser festejado no primeiro domingo a seguir ao dia.
Nesta Festa-romaria, inclui-se S. Cristóvão e S. Roque
S. Gonçalo é o protector dos Mareantes e S. Cristóvão o protector dos Barqueiros. S. Roque é o protector da Peste.

O rufar dos tambores que nesse domingo saem à rua e enchem de som a velha zona ribeirinha de Gaia em Santa Marinha, está a cargo dos Mareantes do Rio Douro, Associação que se presume ter mais de 300 anos. No seu estandarte está registado o séc. XVII.
A cabeça de S. Cristóvão e a imagem de S. Gonçalo são apresentadas por maiorais vestidos a rigor, acompanhadas por uma figura de bordão e cabaça, representando S. Roque. (Foto recolhida em http://falcaosossegado.blogs.sapo.pt/) que inclui mais história sobre os Mareantes.
Estas "figuras" humanas são de Mafamude, e representam duas comissões, a Nova e a Velha da Rasa. Umas levam as cabeças, outras as imagens e toda a gente se encontra na Igreja de Mafamude onde as imagens se encontram e entram para receber as oferendas do Povo, mas sempre voltadas para a Porta.
A Festa termina na Beira-Rio.
Textos recolhidos em http://memoriasgaiensesbibliotecadegaia.blogspot.pt/ onde podemos ler a história completa.

No Bar da sede dos Mareantes encontram-se expostas a cabeça de S. Cristóvão e as imagens de S. Roque e S. Gonçalo.
Uma foto dos anos 60 com o Grupo em dia de Romaria, em exposição no mesmo Bar. Onde vale a pena comer um lanche e beber uma cerveja, até porque os preços são bem baratinhos.

Segundo a história, D. Pedro IV em Janeiro de 1833 decreta que dois Batalhões de Mareantes sejam formados. Um com artífices e outro com mareantes.Talvez seja a partir da união que se criou que as Festas começaram a ser organizadas tal qual as conhecemos hoje.

Hoje é o dia de S. Gonçalo e domingo há Festa rija. Não percam.
O Santo é nosso e é e é e é...