Pesquisar

sábado, 15 de março de 2014

182 - Massarelos e o Bom Sucesso

Aproveitando o primeiro dia de sol a sério e o calor dos 16 graus que a Cidade do Porto me (nos) ofereceu, carreguei as baterias da máquina, levantei cedo sem sacrifício, apanhei o 803 e saí no Bom Sucesso com um programa na cabeça mais ou menos definido.
O programa será em várias etapas dado a conhecer aos meus queridos leitores e leitoras, mas vamos à primeira, que é essencialmente sobre o Mercado do Bom Sucesso.
Os terrenos que circundavam o Mercado ainda foram durante bastante tempo terrenos agrícolas.
Lembro-me perfeitamente deste monte em meados da década de 50 pois estudei na 
Gomes Teixeira e no Infante, a dois passos
Foi aprovado e projectado em  1950, as obras iniciaram-se em 51. Juntamente com o do Bolhão, passariam a ser os principais mercados da Cidade. 
Construído sobre o Campo das Caveiras, parte da antiga Quinta do Bom Sucesso, local onde o Sporting Clube de Vilar treinava e chegou a realizar alguns jogos. Francamente, é a primeira vez que tomei conhecimento deste clube, mas está impresso num folheto da Câmara. Sobre ele, não encontrei qualquer referência. 
O Mercado na versão antiga, há talvez meia dúzia de anos.
Foto da Internet
Curiosamente, o Mercado está ligado a duas cousas. No mesmo dia em que foi aprovado o projecto é também aprovada a demolição do antigo Palácio de Cristal. Um cataclismo que a Cidade não esquecerá. E a inauguração seria ao mesmo tempo da do Estádio das Antas. Este foi inaugurado pelo Presidente da República, General Craveiro Lopes em 28 de Maio de 1952. O mercado foi-o a 27. 
Empreendimento de 10 mil metros quadrados com 132 lojas e 760 Bancas. Parecem-me bancas a mais, mas...
Há pouco mais de três anos, a autarquia resolveu remodelar o mercado e entregou-o a uma empresa para o requalificar. Diziam que estava muito degradado e sem condições. Não sei, pois a última vez que lá entrei já foi há cerca de 6 anos. 
Também não sei as condições do contrato, mas para o caso não interessa nada.   
Abriu em meados do ano passado, com três pisos, o último é um  Hotel dito Low Cost, mas segundo investigação uma dormida custa 70 euros. 
Muito linda, sem dúvida, toda a área. E como agora é fino dizer-se, um novo conceito, zona de restauração gourmet e etc.
No piso inferior, num desnível pequeno, as tradicionais lojas de alimentação.




Panorâmicas do piso intermédio, visto do primeiro piso
Um aviso aos visitantes: se se sentarem nos bancos espalhados por este piso, não se cheguem muito à frente. São de tal maneira mal concebidos que podem cair. Eu sei do que fálo.

Como foi negociada a sorte dos comerciantes antigos, não faço ideia.
Como já referi, esta zona era a antiga Quinta do Bom Sucesso, mandada construir em finais do séc. XVIII por António de Almeida Saraiva, um comerciante burguês da Cidade, para veraneio e recreio.  
Edificou uma casa de linhas simples com toques de ruralidade e uma capela barroca dedicada a Nossa Senhora do Bom Sucesso. 
O avançar da Cidade não poupou os terrenos, que foram utilizados para a construção de edifícios de habitação, comerciais e de serviços.
Resta a Casa transformada em Restaurante-Bar, mantendo exteriormente a traça original; e a Capela foi reaberta ao culto cuidado pelos Missionários da Fraternidade Verbum Dei.
Entre o sol tímido e o nevoeiro matinal, aqui fica parte de uma viagem com algumas memórias. Que há-de continuar, pois Massarelos tem muita história. E eu pouco a dei a conhecer neste espaço.
Massarelos, que é a minha freguesia de nascimento. Mas que o deixou de ser por causa das alterações impostas pelo governo. Coisas feitas sem pés nem cabeça. À Portuguesa.
Gostava de saber, se eu fosse agora para a tropa, onde iria buscar os papeis ?