Pesquisar

domingo, 23 de outubro de 2011

102 - Galeria da Vista Alegre, no Porto

Uma casualidade levou-me a entrar na Galeria da Vista Alegre, no Porto, a Fábrica de Porcelanas, em Ílhavo, próximo de Aveiro, fundada no séc. XIX por José Ferreira Pinto Basto. E de cujo grupo agora fazem parte as Fábricas Bordalo Pinheiro das Caldas da Rainha e a Atlantis (antiga Crisal) de Alcobaça.
Esta Galeria está instalada no antigo Palacete do Conde de Vizela, de inicíos do séc. XX da autoria do grande arquitecto Marques da Silva, voltada para as Carmelitas, esquina com Cândido dos Reis
Este espaço era um antigo entreposto onde as mercadorias da Fábrica de Vizela esperavam ordem de embarque para o estrangeiro e ex-colónias portuguesas.
Foi adaptado para Galeria e Loja de Vendas das Fábricas Vista Alegre, Bordalo Pinheiro e Atlantis, em vários níveis e andares, mas mantendo muito das estruturas primitivas.
Peças de mobiliário totalmente português, umas novas outras recuperadas e restauradas.
Nos andares inferiores, são bem patentes os muros de suporte em pedra de granito, característica da construção portuense. Alguns arcos de suportes estavam e continuam entaipados.
Outros abriram-se prolongando os espaços e visitas a salas de exposição de louças com diferentes características.
Alguns mmobiliários e adereços, faianças e vidros, fazem-nos lembrar um Museu Vivo.
Neste sala podem ver-se os "barrotes" de madeira que sustentavam o tecto primitivo.
Uma peça da Bordalo Pinheiro, que correu mundo na net e foi um enorme sucesso de vendas: O Tomas à Moodys, gesto bem português do Zé Povinho, representando a revolta e a insolência, criado por Rafael Bordalo Pinheiro. Surgiu pela primeira vez na 5ª edição do periódico "A Lanterna Mágica" a 12 de Junho de 1875.
Popularizou-se com a cerâmica da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, a partir do último quartel do século XIX.
Bendita a casualidade que me levou a este espaço. Os amigos Percival e Laura é que foram os culpados. Tenho de agradecer ao colaborador da Empresa VAA (infelizmente não fixei o nome) que se dignou acompanhar-me na visita e mostrando pormenores, prestando todos os esclarecimentos que lhe pedi. Com um prazer que se reflectia no rosto. Embora a hora de fechar a Galeria tivesse passado há muito.
O Porto ainda tem destas coisas...
Visitem http://www.vistaalegreatlantis.com/

Uma nota: Não sei se Bordalo se escreve assim ou assim Bordallo: