Pesquisar

quinta-feira, 25 de março de 2010

1 - A Estátua do Porto

Conheci bem novo, pela mão de meu pai, esta estátua a que ele chamava o Soldado Porto, localizada junto às Muralhas Fernandinas nos Guindais e posteriormente no Bosque do Palácio de Cristal, junto ao Torreão a que o Portuense chama Castelo. Curiosamente, ela hoje está de costas voltadas à Cidade, mesmo por detrás do edifício que pretende ser a reconstituição da primitiva Casa da Câmara ou dos 24. Uma vergonha.Em cima, pormenor da Estátua e em baixo a sua colocação nas traseiras do pseudo edifício da Casa da Câmara ou dos 24 Resolvi pesquisar a origem desta estátua e encontrei apenas um artigo no Jornal de Notícias de 5 de Dezembro de 2004, cujo autor infelizmente desconheço, mas não andarei longe se disser que é do Germano Silva.
Não sei se houve um Soldado Porto. Mas esta estátua a que me refiro, foi mandada construir para ser colocada nos antigos Paços do Concelho em 1819, o qual se encontrava entre o que é hoje a Praça da Liberdade e a Avenida dos Aliados, tendo sido demolido para a abertura desta avenida. Foi seu autor o mestre pedreiro João Silva, de Pedrozo (presumo que actual Pedroso, Vila Nova de Gaia)


Antiga Praça Nova, com o edifício dos Paços do Concelho em fundo. Se ampliarem a foto, vê-se nitidamente a figura estatuária do Porto. Foto roubada do blogue http://www.brisadareosa.blogspot.com/


Voltando ainda à Estátua, deixo aqui parte do artigo acima referido, para quem gostar destas estórias:

Quando a Câmara comprou o edifício da Praça Nova (actual Praça da Liberdade), para nele instalar os seus serviços, e mandou proceder aos necessários arranjos, foi decidido que no cimo do frontão do edifício, como remate, seria colocada "uma jarra de pedra", como muitas outras que embelezam as frontarias de outros edifícios, com a diferença de que esta devia atingir proporções fora do vulgar, dada a imponência da fachada em causa. Mas em vez da jarra acabou por se optar, não se sabe com que fundamento, por uma estátua. Houve quem visse nesta opção um propósito de reabilitar a antiga figura do "Porto" a que alude Garrett no "Arco de Sant'Ana".
... recordamos aqui o trecho em que se alude à estátua "... cá estamos junto à veneranda estátua do velho Porto que, rodeado de assopradas tripas, olha, como do próprio trono, para sobre os domínios da sua jurisdição..."
O enredo do romance em causa remete-nos para o Porto do século XIV e a estátua estaria, por essa altura, sobre a porta do Matadouro Público, o "Açougue Real", que ficava junto ao Castelo da cidade, ou seja, em pleno Bairro da Sé, sensivelmente onde é hoje o Largo de Pedro Vitorino.
Vários estudiosos da história do Porto, entre os quais se conta o dr. Magalhães Basto, admitem a hipótese de a estátua a que alude Garrett ter inspirado a figura do "Porto" que foi colocada no cimo do edifício da Praça Nova. Mas não há documento que o garanta.

Lido isto, bom seria que a Câmara Municipal colocasse a Estátua do Porto num local condizente com a sua estória. E valham-nos todos os autores que nos dão a conhecer belas peças sobre a nossa cidade.