Pesquisar

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

43 - Igreja de Nossa Senhora da Vitória - Porto

Situada na actual Rua de S.Bento da Vitória, nos terrenos da antiga Judiaria do Olival, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória é uma construção do século XVIII, inaugurada em Agosto de 1769.Foi construída no mesmo local onde existia uma capela de pequenas dimensões que foi demolida para dar lugar a uma nova igreja em 1638. Por sua vez, demolida também, o Bispo D. Frei António de Sousa mandou edificar a actual Igreja. Sofreu danos graves durante o Cerco do Porto (Lutas Liberais) tendo sido reconstruída em 1852. Um incêndio em 1874 destruiu o Altar-Mor e a imagem da Padroeira, obrigando a novas intervenções.
O Brasão utilizado pelo Bispo
Reprodução do Sol
Portão da Entrada lateral que vai dar à Sacristia.
O seu interior em Talha Rococó tem a assinatura de vários grandes artistas portuenses Imponente sanefa sobre o arco cruzeiro encimado pela imagem de Nossa Senhora
Pormenores do Altar-Mor
Porta do Sacrário
Num dos altares, a imagem de Nossa Senhora da Vitória da autoria de Soares dos Reis. No entanto, a cabeça foi retirada sendo substituída por uma outra, executada por um santeiro. Diz-se que o povo não gostava da original, provàvelmente a reprodução do rosto da mãe do escultor, por ser muito humanizado.
Vários altares preenchem as paredes laterais
Púlpitos e altares em talha de grande beleza artística
O Coro alto sobre a Porta da entrada
Um orgão de tubos encimados por imagens, cujos características, razões, materiais de construção e datas, desconheço. Mas são lindísssimas.
Pormenor do lado sul. Separando a Igreja de um largo, a rua da Bataria. Do largo podemos apreciar belas paisagens sobre o Rio Douro, de Gaia à Sé. Passando por cima de grande parte da Zona Histórica e do Património Mundial da Humanidade, de que a Vitória faz parte. Uma visita a não perder