Pesquisar

sexta-feira, 16 de julho de 2010

27 - A Casa da Câmara ou dos 24

A Casa da Câmara - ou dos 24 - é um edifício que está construído muito próximo da Sé do Porto, mais comummente conhecido pelos portuenses como o Mamarracho da Sé.
O Porto Turismo, um sitio da net da Câmara Municipal diz que está errada esta designação. Mas não nos diz porquê. Aliás, nem vale a pena procurar alguma coisa nos sítios da Câmara que pouco nos elucidam.
Então, vamos à Wikipédia e a http://pt.wikipedia.org/wiki/Antiga_Casa_da_C%C3%A2mara_(Porto) e recolhemos alguma coisa.
A Antiga Casa da Câmara, também conhecida por Casa dos 24, é um edifício, recentemente restaurado, onde funcionou a vereação municipal do Porto.

Parte do edifício junto à Sé

A sua origem remete para o século XV, sendo erguida encostada à Muralha Primitiva da cidade. As suas funções eram de representação do senado ou assembleia da Câmara, considerada como primeira sede do poder autárquico ou municipal e era designada por Torre da Rolaçam (i.e., torre da relação).
A designação popular de Casa dos 24 deve-se ao facto de aí se reunirem os 24 representantes dos vários mesteres (ofícios) da cidade do Porto.

A porta existente nas ruínas do edifício primitivo. Vista de S. Sebastião
Vista interior
Ruínas do edifício primitivo
Pormenor do edifício primitivo
Era construída em cantaria de granito com cem palmos de altura (cerca de 22 m) e guarnecida de ameias. Possuía vários sobrados contendo no seu interior elementos artísticos de grande qualidade. Evidenciava entre outros, um exemplar tecto dourado no salão nobre superior.
Serviu, posteriormente, de cadeia e asilo para prostitutas e sem abrigo, entrando em ruína.
Em 1991 as ruínas dos antigos Paços do Concelho foram alvo de obras de reabilitação e arranjos de cariz urbanístico, pois encontrava-se em perigo de derrocada. E, em 1995 surge a necessidade de reabilitar as suas funções dando origem ao projecto do arquitecto Fernando Távora. A sua reconstituição pretendia imortalizar os longos anos de vida e de história da cidade do Porto, recordando assim o glorioso passado da cidade.
O actual edifício da Antiga Casa da Câmara é constituído por uma estrutura de paredes em U que assenta sobre parte da ruína existente.
O edifício é limitado por três lados, abrindo-se o quarto numa parede envidraçada, ilustrando visualmente as vistas da cidade.
Como se pode ver, as aberturas com vistas para a cidade pela parede envidraçada, mostra-nos a Estátua do Porto, de frente para o vidro - sempre sujo - e de costas para a Cidade.
Se não fosse a parte superior da Torre dos Clérigos, poderíamos fàcilmente imaginar que estávamos em qualquer lugar do mundo. A sujidade é da tal parede em vidro e não da objectiva.
Descendo as escadas que vêm da Sé encostadas às ruínas, entramos em S. Sebastião e podemos observar a Torre Medieval, que se deslocou uns metros do seu sítio original por questões urbanísticas.
Mas voltando à leitura da Wikipédia, copiamos esta prosa.
Esta obra de reconstrução custou 858 mil euros e foi muito controversa, alvo de denúncia à Unesco, de críticas constantes dos media e parte da cidade contesta a sua existência, embora seja também defendida por muitos.
Quer dizer que não sou só eu que lhe chamo Mamarracho da Sé