Pesquisar

terça-feira, 22 de maio de 2012

129 - Do Largo de Mompilher até ao Mirante, pela Rua do Pinheiro

Uma amiga portuense desde há uns tempos que me perguntava para quando fotos e histórias sobre a Rua do Pinheiro.
Pois bem, chegou agora a vez de mostrar e escrever sobre esta artéria que tem muitas e belas histórias.  Que vou estender até ao Mirante, para sul, a uma centena de metros.
Antes de subirmos as Escadas do Pinheiro, encontramos o Largo de Mompilher, nome aportuguesado da Universidade francesa de Montpellier, muito ligada à cultura nacional na idade média e no renascimento. Lê-se isto mesmo (embora esteja escrito Montpelier) na toponímia da Câmara Municipal do Porto. Sem dúvida uma das mais antigas Universidades do Mundo, fundada em 1220.
O Quiosque no Largo está classificado como Imóvel de Interesse Municipal. Nas últimas décadas do séc. XIX e princípios do XX, estas estruturas arquitectónicas - hoje chamar-lhe-iam equipamentos urbanos - foram crescendo pela cidade e eram ponto de encontro de artistas, escritores, aristocratas. A função comercial era a venda de bebidas, flores, frutas. Não sei se ainda algum estará a ser explorado, mas lembro-me de nestes quiosques se venderem jornais, revistas, tabaco, artigos de papelaria. Há meia dúzia de anos este ainda funcionava,
Foi construído nos anos 30 tendo substituído um em ferro que existia desde 1910.

Mas o Largo teve outros nomes. Chamou-se da Conceição (ou Senhora da Conceição) sendo substituído posteriormente pelo da Picaria. Rua da Picaria que se vê na imagem, descendo até à Praça Filipa de Lencastre. Mas essa descoberta fica para a próxima viagem.

Então subimos os dois lanços das Escadas do Pinheiro, projectadas em 30 de Janeiro de 1775, para encontrar a Rua com mesmo nome. Na altura chamava-se Rua da Misericórdia. À esquerda ficam as instalações de um serviço de apoio aos Imigrantes e à direita a setecentista Capela do Pinheiro ou da Senhora da Conceição.

A Capela deveria ter feito parte de uma propriedade adoçada a uma casa. A casa actual deve ser relativamente recente. Segundo a minha amiga antes referida, o seu proprietário era um tal Lencastre.
No entanto a história do lugar é muito antiga.
Em 1508, João Rodrigues de Avelar e sua mulher Grácia Luís, venderam o seu campo no Casal do Pinheiro «junto aos Carvalhos do Monte, prez da cidade» e um par da estrada pública. Em 1533, nova venda do « Lugar ou Casal do Pinheiro, situado entre a estrada que vem de Guimarães (actual Rua Mártires da Liberdade) para a Porta do Olival (actual Cordoaria) e o caminho de Liceiras (ainda existe a Rua de Liceiras, junto à Trindade, cerca de duas centenas de metros a baixo). Tinha então esta propriedade um pombal e várias árvores de fruto, entre as quais se mencionam laranjeiras que mais tarde, com outras por ali existentes, dariam ao Casal do Pinheiro o nome de Quinta do Laranjal de Cima, que já tinha em 1661. A Quinta do Pinheiro foi alienada há poucos anos pelos últimos sucessores dos Monteiros, na posse desta bela propriedade desde princípios do século XVIII. (Copiado da toponímia da Cidade, Toponímia Portuense de Andrea da Cunha e Freitas).
O antigo Bairro do Laranjal era extenso. Incluía toda a zona desde a Trindade até às Cardosas. 

Para esta Quinta do Pinheiro foi transferido o Instituto Escolar de S. Domingos que presumo ter existido antes na Rua da Sovela, actual dos Mártires da Liberdade. Deve ter sido por volta de 1880. Tomou o nome de Escola Académica do Porto. Gente ilustre aqui estudou, destacando-se António da Rocha Peixoto (1866-1909), Naturalista, Etnógrafo, Arqueólogo, Bibliotecário. A sua biografia pode ser consultada em http://sigarra.up.pt/up/WEB_BASE.GERA_PAGINA?P_pagina=1004207
Por volta de 1975 no mesmo edifício foi criada uma Comissão de Moradores da ex-Escola Académica, com ATL, Jardim de Infância e Lar de 3ª Idade. Em 2008 receberam ordem de despejo e em 2009 despediram os 20 trabalhadores. Presumo que o dono da propriedade é o Montepio Geral.
Actualmente encontra-se tudo vedado e sujo. Gatos também não faltam. A foto possível foi feita atravez da rede.
Consta-se que estava projectado um estudo urbanístico para a zona.
A Câmara Municipal vista do adro da Capela e que terá sido um Miradouro em outros tempos.

Tomamos então a Rua do Pinheiro. Muitas casas da Rua foram recuperadas e existe numa delas um espécie de Hostel - parece que é assim que agora se chamam às Casas de apartamentos de aluguer temporário -.
No princípio da rua ainda há algumas em ruínas. Curiosamente foi numa delas que viveu a minha amiga parte da sua infância e juventude. Na outra viveu também Ruth Escobar.
Maria Ruth dos Santos, mais conhecida como Ruth Escobar, nasceu no Porto em 1936. Mudou-se para o Brasil em 1951, onde casou com o filósofo e dramaturgo Carlos Henrique Escobar. Em 1958 partiram para França onde Ruth estudou arte de interpretação. Regressada ao Brasil, criou a sua própria companhia. Tornou-se uma das mais importantes produtoras do Brasil e atriz de grande mérito. Nos anos 80 veio a Portugal e ao Porto onde se apresentou no Teatro Rivoli. Voltou-se para a política, foi eleita deputada estadual para duas legislaturas, (presumo que por S. Paulo) tendo-se dedicado a projectos comunitários. Fundou o seu próprio teatro, actualmente em ruínas. Sofreu a perseguição da censura brasileira.
(texto copiado de http://spescoladeteatro.org.br/noticias/ver.php?id=1977 
Muitas outras páginas se encontram na net dedicadas à Ruth
Ruth que se encontra muito doente desde há uma dezena de anos.

Pormenores da Rua do Pinheiro. Em baixo e à esquerda, a velhinha "Oliveira Encadernadores", tipografia e encadernação de livros. Fui lá algumas vezes a mando dos meus primeiros patrões, levar obras para encadernar. Segundo me pareceu, na altura, eram velhos "compinchas de tainas" desde a juventude, o Sr. Monteiro e o Sr. Oliveira. Quem esteve ligado às artes gráficas (hoje, indústria) ainda deixa muitas saúdades sentir o cheiro das tintas, mesmo que de leve...
Tanto quanto me apercebi, esta rua foi verdadeiramente democrática. Trabalhadores braçais, capitalistas, militar graduado, renegado político morto no Tarrafal, todos aqui conviveram. Era uma rua como tantas outras, pequenas, da cidade esquecida, onde todos se conheciam, cumprimentavam, partilhavam.
A Rua termina na dos Mártires da Liberdade e nesta começa a Travessa do Coronel Pacheco que por sua vez vai dar ao Largo do mesmo nome. Na esquina do lado esquerdo, um antiquário e alfarrabista com belas obras em exposição, num lindo edifício recuperado.

No outro lado, na esquina da Rua do Pinheiro com Mártires da Liberdade, outro belo edifício com as fachadas cobertas a azulejos.
Aliás, belos edifícios não faltam neste perímetro. Ocupando quási todo o lado direito da Travessa, outro lindíssimo edifício cuja fachada principal é digna de ser apreciada. Infelizmente não consegui encontrar quaiquer referencias sobre as suas origens.
Nos anos da descolonização de África, serviu para alojar alguns dos chamados retornados até conseguirem encontrar a sua nova vida. Foi pensão de aluguer de quartos baratos, degradou-se mas foi recuperado recentemente, sendo agora um Hotel-Residencial de boa qualidade.

Olhemos agora em volta da Praça do Coronel Pacheco. Da esquerda para a direita, de cima para baixo, seguindo as fotos. Isto é de Leste até ao Norte. Um correr dos tais belos edifícios que por aqui se encontram. Nos rés-do-chão, vários comércios, incluindo uma alfaitaria à moda antiga. Seguindo, dois palacetes, um de cada lado da Rua do Mirante. O da esquerda abriga a Escola Contemporânea do Espectáculo - A.C.E ; O da direita, um núcleo não sei de que Faculdade (a placa à entrada está partida) da Universidade do Porto. Do outro lado, isto é, para oeste, já lá iremos em pormenor. Rodando de novo, definitivamente, entre dois novos edifícios, um deles Hotel, encontramos a velha esquadra da Polícia.
Mas agora vamos à história deste Largo que evoca a memória do Coronel Pacheco. Comecemos pelo fim. O Liberal Coronel José Joaquim Pacheco foi comandante do Regimento de Infantaria 10 e morreu em 2 de Dezembro de 1833 na Areosa (local limite da Cidade do Porto para Norte, confontando com Rio Tinto. Aqui termina a Rua de Costa Cabral que vem da Praça Marquês de Pombal, ou antigo Largo da Aguardente. Isto é "canja" para os portuenses, mas devo estas explicações aos meus leitores) enfrentando as tropas absolutistas de D. Miguel durante o terrível Cerco do Porto. E assim o Largo passou a ter esta toponímica por decisão camarâria de 28 de Outubro de 1835.
Antes chamava-se Largo do Mirante. Bem como a Rua voltada a sul e que daqui sai até à de Cedofeita e ainda mantém o mesmo nome.

Pois neste Largo foi a Feira do Carvão e toponìmicamente falando, o Largo do Mirante. O seu nome deriva de uma Quinta que aqui existia propriedade de António Ribeiro Braga (que também deu o nome à Rua dos Bragas. Anteriormente já me referi à família quando escrevi sobre a Rua de Cedofeita). Um mirante existiria onde hoje está a rua que conserva este nome. Mas a toponímia Largo do Mirante já vem referenciada desde cerca 1760  figurando na planta do Bairro dos Laranjais.
No cimo do portão que dava acesso à quinta podem ver-se as iniciais ARB. Este pormenor foi-me revelado num escrito do Historiador e Jornalista Germano Silva. Será verdade que é o portão original ?

Passando o portão do edifício que será mais um polo (sou eu a imaginar) da Universidade do Porto, este das Ciencias da Comunicação, ao fundo estão as traseiras da primitiva Faculdade de Engenharia. O imóvel foi construído entre 1927 e 1937 com as frentes para a Rua dos Bragas. Ràpidamente se tornaram as instalações insuficientes. Mas só em 2000 o novo polo na Asprela entrou em funcionamento. O edifício foi recuperado para a Faculdade de Direito, inaugurado em 22 de Março de 2004.
Mas vale a pena copiar na íntrega este escrito:  Os terrenos onde se rasgou esta Rua dos Bragas pertenciam a um casal rústico , chamado dos Carvalhos do Monte (…) à beira da estrada de Braga. (ou de Guimarães, nota minha, e que é a actual Rua dos Mártires da Liberdade)  Este casal veio por herança, à posse da família Ribeiro Braga [e] incorporou-se na Quinta do Mirante (…). Foram estes proprietários que deram o seu apelido à Rua dos Bragas." [Freitas, Eugénio Andrea da Cunha e – Toponímia Portuense. Matosinhos: Contemporânea Editora. [1999]. ISBN 972-8305-67-2].
http://sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?p_pagina=1006597
Quando as tropas Miguelistas cercaram a cidade, a casa da Quinta do Mirante foi ocupada pelo exército Liberal que nela instalou o Regimento de Infantaria 10. O tal que era comandado pelo Coronel Pacheco.

No mesmo correr a oeste, situa-se a Igreja do Mirante, o templo protestante mais antigo da cidade que se reveste de uma grande importância para os Metodistas por ser a sede nacional da Igreja Evangélica Metodista.
Diz-se que os primeiros metodistas em Portugal foram os soldados ingleses que nos ajudaram na luta contra os franceses durante as Invasões (1807/1812)
O edifício começou a ser construído em 1860 e a Igreja inaugurada em 25 de Março de 1877.
Parece que foi construído apenas por estrangeiros, visto que os portugueses não podiam abrir nenhuma igreja que não fosse Católica. http://jpn.icicom.up.pt/2009/01/07/religioes_no_porto_igreja_do_mirante_e_o_templo_protestante_mais_antigo_da_cidade.html

Seguindo por esse passo entramos na Travessa de S. Carlos, cuja origem toponímica desconheço. Mais alguns belos edifícios, onde predomina a pedra na sua construção e o ferro das varandas.
Vai esta Travessa dar à Rua dos Mártires da Liberdade. Com pena e nostalgia olho a sede do que foi uma das grandes empresas ligadas às artes gráficas, o Polónio Basto.
Recordo alguns escritos de amigos, dando-me a conhecer a sua vivência de jovens trabalhadores na zona de Mártires da Liberdade.  Pois aqui vai a foto da Casa Bento, onde um deles iniciou a sua vida de trabalho.
Voltando atrás vemos todo o pormenor da zona leste do Largo do Coronel Pacheco.
Terminamos este roteiro junto à Rua do General Silveira. Por aqui começaremos um novo, em próxima publicação.
Mas fixemos mais um belo edifício, em cuja loja, se a memória não me atraiçoa, exixtiu uma padaria.