Pesquisar

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

101 - Proibido Fotografar a Livraria Lello

Fiquei surpreendido quando há dias o amigo Peixoto me disse que era proibído fotografar no interior da Lello.
Rebati que não podia ser, pois o lema da Lello era É Proibído Proibir.
Ontem entrei na Lello com o Percival e a Laura, casal amigo brasileiro, ambos ligados ao ensino e à cultura (onde está à venda um livro sobre a Cultura Portuguesa na América do Sul com fotos do   Percival) e realmente confirmei que era Proibido fotografar e/ou fazer vídeos.
Casa cheia mesmo olhando ao tardio da hora, quási 19 horas. No passeio, turistas olhavam o estabelecimento. 
Fiquei chocado pela proibição. A amiga Laura, inconformada, dirigiu-se à recepção e perguntou o porquê da proibição.
Uma explicação simples como resposta: Caiu nas escadas uma senhora que fotografava.
A senhora colocou um processo em tribunal contra a Livraria, culpando-a da queda.
O processo trouxe complicações para a Lello. Então, acabaram-se as fotos.
No momento até concordei com a atitude. Sei por experiência própria o quanto é difícil fotografar em locais públicos fechados. Não há respeito pelo local nem com os utentes, sejam outros caçadores de imagens ou apenas simples uso-frutuários momentâneos ou clientes. 
Especialmente nesta casa, as pessoas atropelam-se, incomodando muitas vezes quem está a ver um livro ou a comprar. Não respeitam minimamente o local. E refiro-me em especial a turistas estrangeiros, (espanhois e orientais são o máximo) que empurram e fazem tanto barulho como se estivessem no mercado do Bolhão.
Caindo em mim e mais a frio, lembrei-me haver (ou pelo menos havia) um seguro de acidentes que abrangem os clientes. Não sei como decorreu o caso. Provàvelmente não foi bom para a Livraria para tomarem esta atitude extrema. 
Apenas sei que fico triste porque a considerada terceira mais bela livraria do mundo tem as suas portas encerradas para os fotógrafos.
Sinceramente espero que a situação mude. O mundo precisa de ver esta obra de arte. E que os fotógrafos amadores mudem também a sua atitude.
E quero voltar a saber que é Proíbido Proibir.