Pesquisar

terça-feira, 27 de abril de 2010

6 - A Fonte dos Leões - Cidade do Porto - Portugal

Na actual Praça Gomes Teixeira, que já foi Praça da Universidade, Largo do Carmo e muito lá para trás nos anos, Praça dos Voluntários da Rainha, mas pela voz popular é a Praça dos Leões, existe no largo, entre a Velha Universidade, as Igrejas do Carmo e Carmelitas e os edifícios que albergam as velhas lojas de Modas e Atoalhados, uma Fonte, conhecida pela Fonte dos Leões.
É uma Fonte monumental, composta por quatro leões alados que rodeiam um chafariz. Presume-se que é a única Fonte construída fora de Portugal. Abastecia de água a população desta zona e foi encomendada a uma empresa francesa, pela Companhia das Águas e inaugurada em 1882.
A Fonte e a Praça dos Voluntários da Rainha
Sem dúvida que todo o conjunto que rodeia a Fonte e forma a Praça é belíssimo. À direita fica o edifício da Reitoria da Universidade.
Não há muito tempo que a Fonte foi limpa, mas logo vândalos resolveram pintar parte de um dos leões a azul. Acontece que esta pintura foi feita - tanto quando dei fé - já há mais de 2 anos. Lamento que até hoje, ninguém tenha dado fé desta aberração.
Embora alertando através do fale connosco do site da Câmara do Porto as anomalias que vou encontrando por aí na cidade, a verdade é que não sei se os recebem ou pura e simplesmente não estão para perder tempo a dizer qualquer coisita ao pobre do cidadão.
Aqui fica mais um alerta, a ver se alguém consegue mandar limpar o pobre do leão alado.
Pormenor de um dos leões, com os azulejos laterais da Igreja do Carmo em fundo.