Pesquisar

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

254 -Roteiro em Lordelo do Ouro.

Há um espaço na cidade onde gostava de caminhar, olhava à minha volta e fotografava tudo que via. Fica entre a Foz do Douro, por vezes entre o Castelo do Queijo e o Jardim do Calém em Sobreiras pela marginal do Rio Douro. Quase poderei dizer que acompanhei a construção dos dois molhes da Barra do Douro.
No Jardim do Calém existem as Memórias da Viagem a Ceuta e que nos transportam também para a lenda do nosso apelido de Tripeiros. E há o Observatório das Aves e um pequeno bar anexo ao Posto de Socorros a Náufragos.                                 
Daqui espreitamos uma pequena capela que se situa no Monte de Santa Catarina. Então este roteiro começa pela curiosidade de a conhecer. Só é preciso subir a Rua das Condominhas. Então vamos a isso.
Antes de iniciar a subida, à esquerda deitamos um olhar para a Capela do Senhor e da Senhora da Ajuda. É de construção seiscentista que sofreu algumas alterações. Segundo li o interior é belíssimo.
Uma imagem com certa graça. A Ponte da Arrábida ao fundo. E começamos a subida.
Em determinado ponto da Rua devemos seguir as placas informativas. Por entre ruas estreitinhas vamos dar ao Largo de Santa Catarina. Dado a proximidade da Barra do Douro, foi um excelente ponto de observação e um marco para a navegação marítima.
A Capela de Santa Catarina e Senhora dos Anjos foi construída no séc. XIV tendo sofrido várias alterações.
É uma capela singela mandada construir pelo homens do mar com o apoio do Rei D. João I.
Normalmente está fechada .Abre ao sábado à tarde para manifestações diversas. Tive a sorte do meu lado porque apareceu o senhor que tem a chave e me permitiu visitá-la
Agora vamos até ao Miradouro verdadeiramente dito.
Sobre o muro que circunda o largo, espraiamos o olhar sobre o Douro e Gaia. Aos nossos pés, hortas e árvores de fruto. E tentamos imaginar como tudo seria há 7 séculos atrás.
Ao fundo a barra do Douro. À esquerda a antiga Manutenção Militar.
A Ponte da Arrábida destaca-se de qualquer ângulo em que a olhemos.

Dois anos mais tarde, em meados de Outono voltei a ao Miradouro com os amigos Peixoto e Quintino. Tivemos paciência para ver o fim de tarde.
Um barco de pesca acaba de entrar a barra a caminho do Porto da Afurada. Gravei em vídeo toda a rota que fez até encostar ao outro lado.
Desconheço o nome do lugar mas está mais ao menos para Norte.
Pôr do Sol no mar

Voltando ao primitivo passeio, desço a Rua do Senhor da Boa Morte até ao Largo que se encontra voltado para o Rio.


Chegado ao Largo que não tem nome pois é formado, digamos assim, por várias ruas. Há um restaurante simples com boa comida caseira em lista pequena. Uma parte d'O Bando do Café Progresso já lá esteve duas ou três vezes.

Agora é só olhar o Rio e decidir o que fazer.
Lordelo do Ouro já teve estaleiros famosos. Lá se construíram os barcos da expedição a Ceuta. E muitos outros.
Para dar um passeio até ao outro lado, temos de atravessar o Rio Douro na velha lancha A Flor do Gás e atracar na Afurada.
Ou olhar as Aves no Rio.
Para quem não gosta de caminhar - ou não pode - há alternativa do autocarro desde o Centro da Cidade - Batalha ou Praça D. João I por exemplo com destino ao Mercado da Foz. Ou em sentido inverso. A carreira é a 207 e a paragem é Santa Catarina.
O eléctrico é mais uma atracção turística. Do Infante até ao Passeio Alegre.

Até ao próximo Roteiro.