Pesquisar

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

257 - Casas e Gente Ilustre

Um pequeno roteiro de algumas Casas da Cidade do Porto onde nasceu, viveu e trabalhou gente ilustre.
Rua da Fábrica
Nasceu Afonso de Bragança em 18.12.1897 e faleceu a 2. 11.1922 
Afonso de Bragança foi um jornalista, jovem colaborador do Diário de Lisboa tendo o seu nome atribuído a um prémio de Jornalismo do Secretariado de Propaganda Nacional, uma década após a sua morte.

 Nas Águas Férreas a Casa da Pedra
A Casa da Pedra é um singelo edifício urbano construído no séc. XVIII na zona onde uma nascente de águas sulfúreas havia dado origem ao topónimo. No último quartel do séc. XIX serviu de residência ao escritor e filósofo Oliveira Martins, durante a sua estada no Porto para dirigir a construção da via férrea do Porto à Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão.
A casa celebrizou-se então por ser o local de encontro dos intelectuais da Geração de 70 em tertúlias dinamizadas por Antero de Quental, Eça de Queiróz, Guerra Junqueiro e Ramalho Ortigão, os quais, com Oliveira Martins compunham o célebre Grupo dos Cinco. Foi nesta casa que Antero de Quental se tentou suicidar pela primeira vez.
Na parede da entrada para os jardins, uma homenagem da Câmara Municipal a Oliveira Martins da autoria de José Rodrigues.

A Casa de Germalde, à Lapa 
José Duarte Ramalho Ortigão, escritor, nasceu no Porto, na Casa de Germalde, freguesia de Santo Ildefonso em 24 de Outubro de 1836 e faleceu em Lisboa em 27 de Setembro de 1915.
Viveu a sua infância numa quinta do Porto com a avó materna e a educação a cargo do tio-avô e padrinho Frei José do Sacramento. Em Coimbra, frequentou brevemente o curso de Direito. Ensinou francês e dirigiu o Colégio da Lapa no Porto, do qual seu pai havia sido director. Iniciou-se no jornalismo colaborando no Jornal do Porto e no jornal de cariz monárquico O Correio (1912-1913). Também foi colaborador em diversas publicações periódicas.
Ainda no Porto, envolveu-se na Questão Coimbrã com o folheto "Literatura de hoje", acabando por enfrentar Antero de Quental num duelo de espadas, a quem apodou de cobarde por ter insultado o cego e velhinho António Feliciano de Castilho. Ramalho ficou fisicamente ferido no duelo travado, em 6 de Fevereiro de 1866, no Jardim de Arca d'Água.
Reencontra em Lisboa o seu ex-aluno Eça de Queirós e com ele escreve O Mistério da Estrada de Sintra (1870), que marca o aparecimento do romance policial em Portugal. Ainda em parceria com Eça de Queirós, surgem em 1871 os primeiros folhetos de As Farpas, de que vem a resultar a compilação em dois volumes sob o título Uma Campanha Alegre.

Quinta do Campo Alegre, Jardim Botânico
Sophia de Mello Breyner Andresen, poetisa desde a sua infância, nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto e faleceu em Lisboa em 2 de Junho de 2004. Filha de Maria Amélia de Mello Breyner e de João Henrique Andresen, tem origem dinamarquesa pelo lado paterno. O seu bisavô, Jan Andresen, desembarcou um dia no Porto e nunca mais abandonou esta região, tendo o seu filho João Henrique, em 1895, comprado a Quinta do Campo Alegre, hoje Jardim Botânico do Porto. Como afirmou em entrevista, em 1993,essa quinta "foi um território fabuloso com uma grande e rica família servida por uma criadagem numerosa".
Foi a primeira mulher portuguesa a receber o maior galardão literário da Língua Portuguesa, o Prémio Camões. Em 1998.
Os seus restos mortais repousam no Panteão Nacional desde 2014.

Muro dos Bacalhoeiros, Ribeira do Porto.
Alguns pratos tradicionais de culinária recebem o nome dos seus criadores. É o caso do bacalhau à Gomes de Sá, receita tradicional em Portugal, da autoria de José Luís Gomes de Sá Júnior.
Nasceu no Porto a 7 de Fevereiro de 1851 tendo falecido no ano de 1926. Negociante de bacalhau, sediou o seu negócio num armazém da Rua do Muro dos Bacalhoeiros, na Ribeira do Porto.
É um prato de muito impacto em todo o território português bem como no Brasil, herança cultural das povoações do Norte de Portugal. Por essa razão, o Cônsul do Brasil no Porto, em 1988, João Frank da Costa, decidiu homenagear o criador da receita mandando colocar uma placa na parede da casa onde nasceu, na Rua do Muro dos Bacalhoeiros.
Em vários mercados do Brasil, o bacalhau é vendido como Bacalhau do Porto, devido a esta história relacionada com o Bacalhau à Gomes de Sá.

S. Nicolau, Ribeira
Nesta casa nasceu o Comandante Carvalho de Araújo em 18 de Maio de 1881.
Faleceu no Oceano Atlântico em 14 de Outubro de 1918.
Ficou célebre por ter conseguido, no comando do caça-minas NRP Augusto de Castilho, proteger o vapor São Miguel de ser afundado pelo submarino alemão U-139, comandado pelo ás dos ases dos submarinos, Lothar von Arnauld de la Perière, em 14 de Outubro de 1918.
Ingressou na Marinha como Aspirante em 12 de Outubro de 1895. 

Rua da Ponte Nova, Freguesia da Sé
António Carvalho da Silva (Porto, 11 de Novembro de 1850 - Lisboa, 1 de Junho de 1893) foi um pintor português que mais tarde adoptaria para apelido o nome da sua cidade natal, ficando conhecido por Silva Porto.
Estudou na Academia Portuense de Belas Artes, estagiou em Paris (1876-1877) e em Itália (1879) tendo regressado a Portugal aureolado de prestígio. Foi convidado para ensinar na Academia de Lisboa como mestre de Paisagem.
Em 1880 realiza uma exposição de quadros paisagísticos inundados de luz. Fez parte do chamado Grupo do Leão, juntamente com António Ramalho, João Vaz, José Malhoa, Cesário Verde, Columbano e Rafael Bordalo Pinheiro. Entre outros galardões, recebeu a medalha de ouro da Exposição Industrial Portuguesa de 1884 e a primeira medalha do Grémio Artístico.
Encontra-se largamente representado no Museu do Chiado, em Lisboa e no Museu Nacional de Soares dos Reis no Porto.
Não sei como está o edifício actualmente. Esta foto é de 2010.

Miragaia, casa onde nasceu em 11 de Agosto de 1744
Tomás António Gonzaga
Seu nome arcádico é Dirceu, foi jurista, poeta e activista político participante da Inconfidência Mineira, movimento pela independência de Minas Gerais, precursor do processo que conduziu à separação do Brasil de Portugal. Considerado o mais proeminente dos poetas árcades, é ainda hoje estudado em escolas e universidades por seu "Marília de Dirceu".
Filho de mãe portuguesa (de ascendência inglesa, Tomásia Isabel Clarque) e pai brasileiro, nordestino (João Bernardo Gonzaga) ficou órfão de mãe no primeiro ano de vida. Mudou-se com o pai, magistrado, para Pernambuco em 1751 e depois para a Bahía, onde estudou no Colégio dos Jesuítas.
Em 1761 voltou a Portugal para cursar Direito na Universidade de Coimbra, tornando-se bacharel em Leis em 1768. Com intenção de leccionar naquela universidade, escreveu a tese Tratado de Direito Natural, no qual enfocava o tema sob o ponto de vista tomista, mas depois trocou as pretensões ao magistério superior pela magistratura. Exerceu o cargo de juiz de fora na cidade de Beja, em Portugal.
Quando voltou ao Brasil, em 1782, foi nomeado Ouvidor dos Defuntos e Ausentes da comarca de Vila Rica, actual cidade de Ouro Preto. Conhece a adolescente de apenas dezasseis anos Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão, a pastora Marília numa das possíveis interpretações de seus poemas, que acabaria imortalizada na sua obra Marília de Dirceu.
Morreu em 1810 na Ilha de Moçambique para onde tinha sido exilado.

Praça Marquês de Pombal
Sede do Instituto Marques da Silva
José Marques da Silva nasceu no n.º 113 da Rua de Costa Cabral em 18 de Outubro de 1869, bem próximo da casa onde habitou.
Iniciou a sua formação como arquitecto na Academia Portuense de Belas-Artes, onde foi aluno, entre outros, de António Geraldes da Silva Sardinha, Marques de Oliveira e Soares dos Reis. Em 1889 partiu para Paris com o objectivo de ingressar na École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts, cidade onde permaneceu até obter o grau de Arquitecto Diplomado pelo Governo Francês, em 10 de Dezembro de 1896.
Regressou a Portugal para iniciar uma intensa actividade profissional que rapidamente lhe granjeou o reconhecimento público.
Com projectos como a Estação de S. Bento (1896), o Teatro Nacional de S. João (1910), o Edifício das Quatro Estações (1905), o Liceu Alexandre Herculano (1914), a "Casa da Irmandade da Lapa", (c. 1910-1915), Liceu Rodrigues de Freitas (1919), os Armazéns Nascimento (1914), a Casa de Serralves (1925-1943) ou o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular (1909), moldou a fisionomia da cidade do Porto.
Mas a sua actuação também se estendeu a outra regiões do norte do país, em particular a Guimarães, cidade para a qual viria a projectar vários edifícios emblemáticos tais como a sede da Sociedade Martins Sarmento, o Mercado Municipal e o Santuário da Penha.
A actividade docente de Marques da Silva iniciou-se em 1900, na qualidade de Professor de Desenho e Modelação no Instituto Industrial e Comercial do Porto. Em 1906 é nomeado professor de arquitectura na Academia Portuense de Belas-Artes, vindo a ocupar posteriormente o lugar de director da então já designada Escola de Belas-Artes do Porto (1913-1914; 1918-1939). Será ainda director e professor da Escola de Arte Aplicada Soares dos Reis (1914-1930).
Marques da Silva faleceu em 6 de Junho de 1947, na sua residência à Praça Marquês de Pombal, deixando um legado duradouro na cultura arquitectónica portuense na paisagem da cidade

 Rua do Corpo da Guarda
Casa onde residiu Alexandre Herculano
Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo (Lisboa, 28 de Março de 1810 — Quinta de Vale de Lobos, Santarém, 18 de Setembro de 1877) foi um escritor, historiador, jornalista e poeta português da era do romantismo.
Como liberal teve como preocupação maior, estabelecida nas suas acções políticas e seus escritos, condenar o absolutismo e a intolerância da coroa para denunciar o perigo do retorno a um centralismo da monarquia em Portugal.
Na sua infância e adolescência foi profundamente marcado pelos dramáticos acontecimentos da sua época: as invasões francesas, o domínio inglês e o influxo das ideias liberais, vindas sobretudo da França, que conduziriam à Revolução de 1820.
Alistado como soldado no Regimento dos Voluntários da Rainha, é um dos 7.500 "Bravos do Mindelo", assim designados por terem integrado a expedição militar comandada por D. Pedro IV que desembarcou, em 8 de Julho de 1832, na praia do Mindelo a fim de tomar a cidade do Porto.
Como soldado, participou em acções de elevado risco e mérito militar.
Nomeado por D. Pedro IV como segundo bibliotecário da Biblioteca do Porto, aí permaneceu até ter sido convidado a dirigir a revista O Panorama (1837-1868), de Lisboa, revista de carácter artístico e científico de que era proprietária a Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, patrocinada pela própria rainha D. Maria II e de que foi redactor principal de 1837 a 1839.
Em 1842 publicou Eurico o Presbítero, obra maior do romance histórico em Portugal no século XIX. Também exerce intensa colaboração em diversos jornais revistas. 

Freguesia da Vitória, Rua Dr. Barbosa de Castro - Antiga Rua do Calvário.
Nasceu a 4 de Fevereiro de 1799 João Leitão da Silva
que mais tarde adoptaria os apelidos Almeida Garrett.
Escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português. Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.
No período de sua adolescência foi viver para os Açores, na ilha Terceira, quando as tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal. Em 1816 foi para Coimbra onde acabou por se matricular no curso de  Direito. Em 1821 publicou O Retrato de Vénus, trabalho que fez com que fosse processado por ser considerado materialista, ateu e imoral, tendo sido absolvido.
Participou na revolução liberal de 1820 e em 1823 foi para o exílio em Inglaterra após a Vila-francada. Foi em Inglaterra que tomou contacto com o movimento romântico, descobrindo Shakespeare e Walter Scott entre outros autores. Visita castelos feudais e ruínas de igrejas e abadias góticas, vivências que se reflectiriam na sua obra posterior.
Tomou parte no Desembarque do Mindelo e no Cerco do Porto em 1832 e 1833 integrado no exército de D. Pedro IV.
Falece a 9 de dezembro de 1854 na sua casa situada na atual Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique, Lisboa. Foi sepultado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, tendo sido trasladado a 3 de Maio de 1903 para o Mosteiro dos Jerónimos. Os seus restos mortais foram posteriormente trasladados para o Panteão Nacional da Igreja de Santa Engrácia em princípios de Dezembro de 1966.
De entre as suas obras destaque para o Arco de Santana em dois volumes, publicados em 1845 e 1850.

Rua de Cedofeita
Um dos edifícios onde D. Pedro IV viveu e comandou as suas tropas aquando das 
Lutas Liberais e Cerco do Porto.

Textos recolhidos nas biografias dos Ilustres