Pesquisar

sábado, 28 de setembro de 2013

172 - O Couto Mineiro de S. Pedro da Cova

Há tempos o meu amigo Fernando Súcio disse que gostava de conhecer as Minas de Carvão de S. Pedro da Cova. Proporcionou-se a visita e fomos de abalada até lá. Melhor será dizer, ex-minas porque já não se explora o Carvão há muitos anos.
As ruínas do Couto Mineiro. Pormenor.
Já escrevi sobre S. Pedro da Cova em http://portojofotos.blogspot.pt/2013/01/149-s-pedro-da-cova-e-o-couto-mineiro.html#links e a história das Minas.

Digamos que são um complemento estas fotos. A inscrição refere-se à data da construção do Cavalete, o ex-libris de S. Pedro da Cova.
Também tivemos a ousadia de arriscar esquecendo a nossa segurança e ir até ao patamar onde os mineiros subiam umas estreitas escadas até ao topo do Cavalete cuja caixa do elevador os levava até à profundeza das minas. E, claro, no sentido inverso também.
Num àparte, foi mesmo um risco especialmente para mim, quando tivemos de descer as escadas sem corrimão e atravessar a ponte. Entrei quási em pânico. 
A entrada do Poço de S. Vicente.

Aquando da minha visita anterior, só tinha andado pelos chãos. Daqui, do patamar, temos uma noção diferente do que nos rodeia.
Se as escadas tivessem corrimões, talvez nos arriscássemos um pouco mais. Segundo nos informaram, para além das ruínas e do lixo e do mato, tudo o que era possível roubar, o foi.
As ruínas de algumas instalações e lugares de São Pedro da Cova.


 Alguns montes formados pelos resíduos do carvão. 
Os meus amigos Fernando Súcio, Fernando Jorge Teixeira e Manuel Cibrão Guimarães.

Um grupo de amigos das Minas numa visita de reconhecimento.
Se algum fotógrafo desse grupo vir este escrito, que nos envie fotos se nos tiver apanhado.

Lugares de S. Pedro
No alto é Tardariz. Ali tive o meu último negócio


A imagem de Santa Bárbara que esteve no Poço, devidamente preservada.

Metêmo-nos à conversa com esta gentil senhora, a Dona Aurora, um encanto de 87 anos. Contou-nos algumas histórias da vida pessoal e das gentes. Falou-nos das greves mineiras, dos comícios, de pessoas que eram presas das quais algumas nunca mais foram vistas. Foi britadeira, teve um acidente que o seguro só cobria parcialmente, mas o patrão conseguiu a incapacidade de 100%.
Valeu a pena o tempo ganho a ouvir as suas histórias. Um abraço de amizade para a Dona Aurora.

Recomendo a visita ao Museu Mineiro para completar e melhor ajuizarmos o que foram vidas e a indústria e comércio do Carvão de S. Pedro da Cova
Recomendo também a visualização do filme de 1917 ou 19, a seguir referenciado, recuperado pela Cinemateca. http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=3078&type=Video .
Se não abrir directamente, copiem o link, colem no navegador, clicar em enter e já está

Porque foi num dia de festa com amigos e ex-camaradas, a foto recordação do grupo fica melhorada com o cartaz que pode  muito bem ser utilizado para promover a história e a requalificação das Minas de S. Pedro da Cova. Assim os políticos queiram.
Um agradecimento à minha amiga Carminho pela homenagem. A montagem está perfeita.