Pesquisar

segunda-feira, 11 de julho de 2011

84 - Farois do Porto - O Farol de Felgueiras

O farol de Felgueiras, na barra do Douro, é pouco conhecido por este nome pela maioria dos portuenses. Foi construído na ponta de um molhe no local de Felgueiras - ou Felgueira como também já li - e cujo nome originário se deve a umas pedras a oeste. 
Está desactivado na iluminação desde que os novos molhes da Barra entraram em funcionamento há dois anos. Apenas funciona o "ronco", que é como quem diz, o sinal sonoro.
A barra do Douro era extremamente perigosa para a navegação. Em 1790 é ordenada por carta régia a construção do molhe e o farol é construído em 1886. Tem 10 metros de altura.
Antes era o Farol da Luz - ver postagem anterior - que orientava os mareantes. Esse Farol foi desactivado, divergindo as datas desde quando ...e o porquê: Se por entrada em actividade do Farol de Leça ou porque este Farol de Felgueiras foi remodelado na sua iluminação tornando-o dispensável.  
Foto de Maio de 2007, a partir do molhe, sobre as praias e o casario da chamada Foz Velha.  
Da mesma data, uma vista do Farol e o Porto de Leixões ao fundo. Foto obtida desde o novo molhe, na altura ainda em construção. 
Quási do mesmo local uma foto actual. 
Em 1979 foram iniciadas as automatizações do farol de Felgueiras à entrada da barra do Douro e dos farolins do porto de Leixões (Quebra-mar, Molhe Norte e Molhe Sul) Estes farolins, passaram a ser controlados à distância a partir do farol de Leça, por meio de equipamento concebido para o efeito. Foi a primeira rede de farolins telecomandados da costa portuguesa.
Na foto, uma fase da construção do novo molhe. Outubro de 2007.
O novo Molhe estava por altura da data desta foto, quási em vias de inauguração 
Julgo que esta pequena enseada se chama Praia da Pastora. Em Maio de 2007 já estava entre os dois molhes.
Actualmente já não tem tanto sargaço nem lixo que ali iam parar. Pelo menos hoje (4.07.2011)
Dias de tempestade. Dezembro de 2009. Um barco acabado de sair da barra. E eu fiquei encharcado até aos joelhos. Vista a partir do novo molhe, com cerca de 500 metros de comprimento.
Era muito difícil a navegação na Barra do Douro. Aqui se deram imensos desastres. Os novos molhes vieram facilitar o acesso ao Douro. 
O mar aqui tem acessos de fúria difíceis de prever. No último inverno, uma tempestade repentina, fez galgar o mar até à Avenida de D. Carlos, em frente ao Castelo da Foz, fazendo imensos estragos. 
O Mar bravo também é belo. 

A Barra do Douro e o Farol de Felgueiras. Há 100 anos e Hoje. A foto antiga roubei-a do blogue do meu amigo Rui Amaro  http://naviosavista.blogspot.com/ cuja visita recomendo.
Passear pelo paredão, sim, mas cuidado. Este mar é bravo. 

Comparações com dezenas de anos de diferença. Vale a pena um passeio até à Barra do Douro.