Monte Tadeu, Monte dos Congregados ou Monte de Santa Catarina ? A ordem é inversa à antiguidade dos registos que consegui encontrar nas minhas buscas. Quer dizer, do Monte Tadeu só encontrei o nome da rua. E aí não há dúvida que é o ponto mais alto, geograficamente, da cidade do Porto.
Tudo começa em 1680, quando uns frades construíram na Cidade a sua casa, no local onde hoje está a Igreja dos Congregados, em frente à Estação de S. Bento. Obtiveram para seu recreio um vasto espaço com casa que também servia de hospital. Nas abas do Monte de Santa Catarina. Daí é fácil chegarmos ao Monte dos Congregados, ficando como recordação uma rua com este toponímico, datada dos finais dos anos trinta do séc. XIX; e talvez também a Rua do Monte Tadeu (ou Monte do Tadeu ?) seja dessa época. A Quinta ficou na posse da Câmara Municipal por altura da extinção da ordem em 1834. Tendo-a posteriormente vendido, li, que por preço baixo, ao sr. Moreira, um cidadão brasileiro. Que explorou a grande pedreira que ali existia. No alto, foi construído um depósito de águas, explorado por uma companhia francesa (?), concessionária da rede de águas da cidade desde 1887 a 1927. Embora a Câmara e a companhia das Águas tenham aberto um concurso para requalificação não só deste depósito, mas de todos os da cidade, em 2007 e entregue os prémios em 2008, o certo é que está tudo para ali inútil. E segundo li, eram os próprios autores das propostas que tomavam as "despesas" da requalificação ao seu cuidado.
Esta é a Rua do Monte Tadeu, no cimo da qual se podem apreciar belos panoramas sobre a Cidade.
Podemos ver até Gondomar e Gaia, muito desfocado é certo.
Mas o fumo dos incêndios e o céu do Porto, sempre nublado, não permite melhor visão.
A Rua vista de cima para baixo, tendo ao fundo um velho jardim.
Ao fundo da Rua, encontra-se a Travessa com o mesmo nome e mais uma vista sobre o casario do Bonfim.
A direita, vê-se o que presumo serem antigas instalações fabris da Cooperativa dos Pedreiros. Pedi uma informação. Vamos lá ver se vem ou se acontece o mesmo que a todas as outras que pedi, tanto a Juntas de Freguesia como à Câmara Municipal.
Fica este edifício nas traseiras do da Cooperativa dos Pedreiros, no cimo do qual há um restaurante panorâmico. Tem 14 andares.
Vale a pena o sacrifício, mesmo em dias de calor, subir ao Monte para apreciar as paisagens. E que a Câmara requalifique esta zona, pois a par de edifícios novos há muitas ruínas e matas selvagens.
Bonito serviço!
ResponderEliminarPois é tudo muito bonito, mas...
É claro que é um magnífico miradouro, mas é preciso ser arranjado e requalificado e depois dar informação turística, mas...
É uma chatice, o carro do presidente da câmara não pode andar para estes lados, e não dá para fazer mais uma eira para alugar barracas, senão...
Um abraço
cumprim/jteix
Parabéns pelas fotos! Forte abraço!
ResponderEliminarO céu do Porto não está sempre nublado. As reformas...
ResponderEliminarParabéns! Estou pesquisando sobre o Porto de 1500 e as fotos do Monte dos Congregados, ainda sem construções na época ajudarão com certeza. Manoelneto@email.com (Natal Brasil)
ResponderEliminarPalhaçada total, divulgar e ser uma decepção...
ResponderEliminar