Pesquisar

sexta-feira, 29 de julho de 2011

87 - O Buraco de Bala de Canhão

Num dos passeios culturais do meu-nosso Bando http://bando-do-cafe-progresso.blogspot.com/ falou-se no buraco de uma bala de canhão na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que em tempos o Teixeira enf. da Tabanca de Matosinhos http://tabancapequenadematosinhos.blogspot.com/ me havia dito existir.
Acontece que nos fartamos de olhar e não descobrimos o buraco. Comentou-se a coisa no blogue do Bando. Isto já vai há uns meses. Mas o Teixeira Enf. teve o cuidado de ir fotografar o buraco para nos confirmar que a coisa existia.
Aqui estão as três fotos que o Teixeira enf. fez o favor de me enviar. Prometi-lhe há dias que iria publicar a história. Vai já a seguir.
Mas antes fui procurar no meu arquivo se existia alguma foto que tivesse feito onde o buraco aparecesse. E encontrei mesmo. É aquele pontinho ao lado esquerdo e acima da porta. Data da foto 18 de Maio de 2008. Picuísses. 
E porque existe o buraco da bala de canhão ? Porque este local foi alvejado por artilharia. Duas versões: uma, terá sido pela artilharia francesa aquando das invasões. Outra, foram as tropas miguelistas aquando das lutas liberais e do Cerco do Porto.
Acredito muito mais nesta versão porque existia uma bateria miguelista no chamado Castelo de Gaia, em frente a Miragaia. E aqui, na Vitória, estava também uma bateria mas dos constituicionalistas (ou deveria escrever constitucionalistas ?)
Agora se é história ou lenda, não faço ideia. Mas que a Igreja sofreu danos consideráveis durante as Lutas não há dúvidas. 
E aqui termina uma história que tem mais de 3 anos. 
Um abraço ao Teixeira enf. e ao Bando.

2 comentários:

  1. Jorge

    É sempre com interesse que devoro as tuas descrições.
    Fiquei a saber de mais uma que não conhecia.
    Na minha infância, falava-me o meu Pai, que, sim, havia uma bala de Canhão (ou Bola?) mas no tecto da Igreja da Serra do Pilar.
    Das vezes que lá fui, nunca consegui ver nada, mas também nunca encontrei ninguém que me pudesse confirmar ou informar para que local deveria olhar.
    Fica esta de... balas de canhão.

    Abraços

    Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  2. É a primeira vez que entro neste blog. Fiquei curioso com esta história. Parece-me, sendo eu um leigo na matéria, que o buraco é demasiado prefeito. Nada estilhaçou? A parede é de granito? Qual a sua espessura? Como é imagem do interior? Fiquei curioso, tenho que passar por lá.

    Obrigado por trazer ao nosso conhecimento estes pequenos promenores da nossa história.

    Castelo Vila

    ResponderEliminar