Pesquisar

quinta-feira, 21 de julho de 2011

86 - Viver a vida

Ontem andei aí pelas comesainas. Já há uns tempos que não aparecia na Tabanca de Matosinhos e resolvi ir matas saudades dos velhos companheiros.
Conversa animada ou desanimada com o Zé Manel, ou os problemas de quem é vinhateiro no Douro. Carvalho e Cancela ouvem atentos. Porque à mesa discutem-se coisas importantes.
Como manda a tradição da Tabanca, quem faz anos paga o bolo e o champanhe. Foi a vez do amigo Álvaro Basto, e como é da praxe, cantaram-se os parabéns a você. Á quem interessar, ver os vídeos em  http://tabancapequenadematosinhos.blogspot.com/
No regresso passei por S. Bento para registar algumas imagens após o restauro que foram feitos nos azulejos. Estão lindos.
Tinha sido alertado pelo Quintino Monteiro sobre uma notícia no jornal JN, na qual se dizia que a Praceta do Hotel Intercontinental era inaugurada na passada Terça-feira. Achei estranho porque no último sábado passei por lá e estava tudo entaipado e as obras não tinham o aspecto que iriam finalizar tão cedo.   
Na realidade a praceta ainda está fechada. Por acaso encontrei a Sra. Pilar Monzon, directora-geral do Hotel, a quem referi a notícia. Também ela foi apanhada de surpresa, pois as obras ainda continuam e vão demorar mais algum tempo. Não sabe mesmo quem informou o jornal deste disparate. E pelos vistos o JN não se deu ao trabalho de confirmar. Coisas de jornalistas. Nem mesmo mentira para os pacóvios como se fora dia 1 de Abril.
A bonita entrada. 
Como tínhamos combinado encontro no Hotel para visitar o novo Café Astória - Os 3 Jorges - aproveitamos para dar uma boa olhada sobre o requinte da decoração. 
O tecto é fascinante. Como informei numa publicação quando tive o prazer de uma visita guiada pela Senhora D. Pilar, todo ele é em estuque e foi trabalhado de forma artesã no local. Trabalho fantástico. De artistas portugueses.
Para a história, as fotos dos 3 Jorges

Como já eram horas do lanche, uma saltada até ao Serrano. A foto é dos finalmentes, porque os "entratantos" (como diz Jorge Jesus, que não é electricista) estão abaixo.
Coisas simples, lombo assado partido fininho e filetes de polvo. Acompanhados por verde branco da Lixa.O Tal... Uma delícia. Claro que os outros Jorges ficaram clientes da casa. E mai'nada, "prontos".

11 comentários:

  1. Caro 'Portojo'


    Já faz tempo que não me metia contigo...
    Nem para agradecer os teus magníficos trabalhos de foto-reportagem, nem para replicar no teu 'portismo doentio'....
    Bem, então aqui ficam registados os parabéns por mais estas fotos que nos ajudam a 'estar lá' e a confirmar a tua opinião de que os tectos do Hotel estão não só lindíssimos como também, pela sua arquitectura, ajudam a dar mais classe ao conjunto.


    Quanto ao regresso à "Tabanca de Matosinhos" isso mostra que os 'aborrecimentos' não podem durar sempre. Por outro lado desconfio se não foi o bolinho do aniversário do Álvaro Basto que te fez apressar o regresso....


    Abraço
    Hélder Sousa

    ResponderEliminar
  2. Caro Helder,
    Não sou portista doentio.
    E não tenho aborrecimentos com a Tabanca.
    O que também não posso ir a todas "né".
    Agora também é verdade que aos anos dos grandes amigos, se puder não falho. E ao do Alvaro muito menos falharia. E não é (foi) pelo bolo. Talvez seja mais pelo champanhe, que com o Álvaro foi coisa fina. Mas distraí-me e se não fosse o Xico que tinha uma escondida nem o provava. Apenas um mísero meio copinho. Mas a intenção valeu, penso eu de que...
    Um abraço para ti, caro amigo
    Portojo

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo 'Portojo' (gosto de te chamar assim... é de facto (com 'c') original).

    Como já te deves ter apercebido, temos várias coisas em comum, ou bastante próximas.
    Uma delas é a intenção de colocar sempre um pouco de humor naquilo que se faz ou diz.

    As referências ao 'portismo doentio' e aos 'aborrecimentos' com elementos da TabMat era só para te provocar um bocadinho....
    Para meter uma pitada de sal nesta coisa....

    Quanto ao resto é como dizes, isto não pode ser o "sempre em festa" e sobre aniversários calculo que com o Álvaro deve ter sido mesmo 'coisa fina'. Não lhe enderecei os parabéns porque na ocasião não tive possibilidades, mas sinto-me em dívida e por isso ainda lhe vou enviar mail pessoal.

    Abraço
    Hélder

    ResponderEliminar
  4. 'O Jorge, e ainda andam a apertar com os gulosos do cozido de Monte Real... Pelos vistos aí em cima também se safam bem!...
    Abraço. Miguel Pessoa

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo,
    Um dia que passe pela tua zona já sabes por onde me podes levar....e acabar o passeio.
    Um abraço amigo,
    José Camara

    ResponderEliminar
  6. Que lindo, meu amigo. Pelo que sinto, aproveitas bem a vida e os amigos. Tás certíssimo.
    Beijocassssssssssss,
    Gisele

    ResponderEliminar
  7. QUE MARAVILHA DE REUNIÃO – VOCÊ É O JORGE DE CAMISA DE LISTAS AZUIS NO MEIO DOS OUTROS DOIS JORGES?
    ABRAÇO – ANA.

    ResponderEliminar
  8. HÁ ganda Portojo,continuas a ser um fora de serie naquilo que fazes.
    vai daqui um xi coraçao do teu amigo
    Cancela

    ResponderEliminar
  9. Meu caro....não sei que horas tu lanchas...mas se tudo aquilo é um pequeno lanche, então como é teu almoço ou janta?
    Você deve correr uns 10 Km todos os dias pra queimar toda essa caloria.
    Abraço cá do Atlântico.
    Ceriza

    ResponderEliminar
  10. Ao amigo Ceriza
    Vc está a ver e a ler um artigo, que demora 5 m.Entre o almoço e lanche talvez tenham passado 5 horas. E quem disse que janto ?
    É tudo relativo, pois há dias de 2 refeições, outros de 3, mas sempre doses pequenas. Pergunta aí aos amigos como é...
    Um abraço
    Jorge Portojo

    ResponderEliminar
  11. Esta no "A Vida em Fotos" não sabia!!!
    Passou-me completamente!!! Santa ignorância.
    Falta de net ou falta de tempo?
    Não sabia que tinha merecido honras de destaque no blogue do meu ilustre amigo e camarada, o repórter-fotográfico mais conhecido da "imbiqueta", carago!
    Para que conste eu sou um dos três Jorge's, os outros dois são de somenos importância, mas.... dois são Teixeira's, um é Peixoto e são três Monumentos Nacionais o que justifica de certa maneira esta postagem num blogue que trata disso mesmo, segundo o autor.
    Um abraço amigo do Bandalho Mor.
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar