Pesquisar

segunda-feira, 27 de junho de 2011

80 - O Rapto de Gaminedes

Devo uma explicação aos meus queridos amigos e seguidores. No meu poste anterior referi que a escultura O Rapto de Gaminedes tinha desaparecido do Jardim da Praça da República - ou Teófilo Braga, como se queira - e que não sabia do seu paradeiro.Pois bem, por pura casualidade descobria-a. Por vezes, os desencontros "encaixam" em encontros. Viajava num autocarro e ao passar na Cordoaria, no Jardim, lá está ela voltada para a Cadeia, como se confirma pelos reflexos. Claro que a foto foi tirada de dentro do autocarro.
E pronto, era só isto por hoje. O S. João ainda anda entranhado em mim, mas isso são outras histórias. Ou estórias, como me ensinou Carlos Pinhão, há muitos e muitos anos. E não havia um acordo ortográfico como o feito pelos sapientes de hoje.





5 comentários:

  1. Caro Jorge, agradeço a tua prestimosa informação. Você acreditaria que eu, daqui do outro lado do Atlântico, fiquei cismado com o sumiço dessa escultura? Nunca a vi, nem sei se algum dia chegarei a conhecer a praça onde morava, e se a conhecer, se a reconhecerei, mas não sei se pela devoção que senti no teu blog ou simplesmente pelo apreço que tenho por obras de arte na via pública, preocupei-me. ("Mas que grande pateta está-me a sair este brasileiro", é o que deves pensar agora, não?)


    Afora isso, esperava mesmo a oportunidade de ler algum comentário teu sobre esse acordo ortográfico que nos empurraram goela abaixo... Ninguém me tira da cabeça que foi uma das maiores negociatas transatlânticas em muitos anos. Imagine os interesses econômicos envolvidos na substituição, por exemplo, de TODOS os dicionários de oito países! Além de TODOS os livros didáticos, leis e nem sei quantos e quais outros tipos de publicações oficiais e não-oficiais (afinal, o hífen caiu, ou não?), além das publicações digitais, e por ai vai...


    Um abraço,


    Julio Moraes.

    ResponderEliminar
  2. Sempre aprendeste alguma coisa com a malta do Benfica,Portojo!

    Reconhecimento público ao grande Carlos Pinhão, é obra!

    Um abraço e dizer-te que não recebi o teu último trabalho, mas parto em sua busca.

    Vasco A.R. da Gama

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Jorge

    Quase sugeriste que o "Rapto de Gaminedes" havia sido um qualquer gamanço, mas, afinal, ele apareceu posto noutro lugar ( e não te avisaram, não é?)
    Acho que alguém deveria ter mais respeitinho por estas trocas e por quem as ... não deseja ver assim.

    Abraços
    Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Moro perto do Jardim Teofilo Braga, que toda a gente chama Praça da República, conheço a estátua, e ainda tenho fotos de criança tiradas nessa estátua. O meu primeiro pensamento foi mais uma para destruir e justamente para colocar aqui este mamarracho, não ponho em questão a nova obra embutida neste jardim, não percebo de arte. Mas surpreende-me que não haja informação. Lembro-me de perguntar aos funcionários que estavam arranjar o terreno se sabiam da estátua, resposta não. Por acaso também a descobri na Cordoaria fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Pois será esse mesmo tempo até que a estátua seja sacrificada ou vandalizada.

    ResponderEliminar