Pesquisar

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

56 - A Porto e as Obras na Cidade

Durante os meus passeios pela Invicta vou dando conta das obras que se vão realizando ou já foram terminadas. Acima de tudo para tentar comparar o que foi antes e o que é -será- depois. Como será o caso da ex-Praça de Lisboa, ex-Mercado do Anjo, já entaipada há uns meses, não sei e não sei se alguém sabe o que virá a ser.
Na Rua da Vitória, quási a chegar aos Caldeireiros vi este edifício recuperado, que segundo me informaram na obra, (pareceu-me um responsável por ela) pertenceu a um banqueiro do Porto.
É uma nova unidade hoteleira, de cujas traseiras se vê a Sé por cima do muro dos fundos. Creio que nesta altura já terá sido inaugurada.
No coração da Cidade, lá vão andando as obras do novo Hotel, no Palácio das Cardosas. Não sei se estas coisas têm prazos de construção - li algures que a inauguração deveria ser no verão de 2009 - mas para quem vê parece não sair da cepa torta.
Arriscando a entrada pelos Loios ou Trindade Coelho, impressiona ver as traseiras dos prédios que dão para estas artérias assim como para a Rua das Flores e Praça de Almeida Garrett. Dá a sensação que aquilo se vai desfazer de um momento para o outro.
Alguns aspectos das traseiras do Palácio.

Do rés-do-chão de um dos prédios nos Loios, já sem ligação para os andares, uma visão da cúpula com um trabalhador em acção.
Pormenores dos interiores dos prédios nas quatro artérias referidas


Aspectos exteriores dos mesmos prédios.


Esta foto de início de Agosto de 2010, mostra a montagem dos taipais num dos prédios de Almeida Garrett. Presumo que vão abrir uma rua por baixo. O futuro o dirá.
A Torre dos Clérigos escondida por um guindaste. Maio de 2010.
Creio que já acabaram, pelo menos exteriormente, as obras de requalificação (?) dos edifícios em Mouzinho da Silveira, junto à Avenida da Ponte/Praça Almeida Garrett. Quem os irá habitar ? Imagino o preço que vão pedir.
Os mesmos edifícios vistos de Mouzinho da Silveira/Trindade Coelho em 22 de Setembro/2o1o.
Trabalho em S. Domingos.
Provàvelmente um pequeno arranjo. Lordelo do Ouro, em 23 de Julho 2010.
Os Jornalistas e Homens de Letras do Porto, associação que fez 128 anos no dia 13 de Outubro último, conseguiram que o seu edifício fosse finalmente recuperado. Para já, exteriormente. O edifício foi inaugurado nos anos 30 do século passado e começou a degradar-se nos anos 60. Em meados dos anos 70, por falta de verba para as obras de recuperação, ali ficaram as ruínas no gaveto do Bonjardim/Rodrigues Sampaio. Espero consigam agora ràpidamente finalizar o projecto interior. Embora com meses de atraso (desde Agosto), aqui fica a notícia.
Outra boa notícia foi a conclusão das obras no Mercado Ferreira Borges. Edifício construído em ferro forjado e vidro - uma arte portuense - entre 1885 e 1888 para substituir o Mercado da Ribeira, parece nunca ter chegado a cumprir a sua missão, embora funcionasse como mercado abastecedor de frutas desde os anos 50 até 1979. Pelo meio e entre as degradações e restauros serviu para várias coisas entre elas depósito de material de guerra e cozinha da sopa económica, além de armazém de retém. Agora está nas mãos do Hard Club, cheio de projectos.
Aproveitando e de passagem, só gostava que o pessoal policial da esquadra sediada por baixo e do lado de Mouzinho da Silveira, estacionasse bem os seus carrinhos. Nada de filas paralelas nem em cima das passadeiras. É um muito mau exemplo. Pelo menos nos dias que por lá passo são estas as cenas. Será excesso de viaturas ou pouco serviço de rua ? Ou muito de secretaria ? Vamos lá nós (eu) saber.

4 comentários:

  1. Ah, que bom que estão consertando a cidade.
    Tomara que continue assim.
    Beijocassssssssssssssssssssssssssss
    Gisele

    ResponderEliminar
  2. 5 Estrelas. Gosto de rever...mas da rua do rosário nunca aparece nada. Sei que a minha casa, o 150, está a cair de velha...
    Vasco da Gama

    ResponderEliminar
  3. Na esquina á vista do Mercado Ferreira Borges, por baixo, funcionava o saudoso CEIVA (antes era a esquadra da PSP), era uma sala de convivio da minha/nossa juventude nos anos 60/70. Bons tempos, não eram Vilaça? Até os actuais donos do Café Progresso (o poiso do Bando, a sede) lá andaram, um abraço para a Alcina e o Afonso (Dr.)
    Oh VG na Rua do Rosário tirando o Zé de Braga (já algures referenciado) e o teu 150...
    Aliás o homem já fez uma tentativa, fotografando o principio da rua.

    Um abraço a todos
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  4. Pra quem visita a cidade do Porto e não conhece pouco percebe,eu na visita que fiz ,tenho em minha memória o Palácio das cardosas em reforma,
    e confesso que mesmo em reforma ,achei o local lindo ,estas imagens do Jorge são especiais...
    e eu como visitante do blog e admiradora da cidade ,deixo meus parabéns por este post,mostrando o Porto em sua totalidade,
    um abraço da amiga baiana....

    ResponderEliminar