Pesquisar

domingo, 15 de agosto de 2010

34 - A Igreja da Ordem do Terço - Rua Cimo de Vila, Porto, Portugal

Há um ditado bem nosso que diz "Quem tem amigos não morre na cadeia".
Bem isto ao caso porque o sr. Manuel Flórido, ex (?) -jornalista do Jornal de Notícia, leu o meu escrito nº 28 e então teve a gentileza de ir fotografar a Igreja da Ordem do Terço, em Cimo de Vila, e ofertar-me as fotos. Melhor dizendo, oferecê-las à comunidade internautica, isto é, ao mundo.
Fê-lo após o serviço religioso, mas aconteceu-lhe ter de suportar aqueles olhares esquisitos e talvez uma ou outra "boca", (a que já estamos habituados) de quem não compreende que o que fazemos é por amor. É divulgar o que é nosso, mostrá-lo. Que interessa ter coisas com séculos de existência se ninguém sabe ?
Bom, ficam aqui as fotos do meu novo/velho amigo esperando que apreciem as belas-artes (mais algumas da minha cidade) expostas.






Todas as fotos são de Manuel Flórido
Por curiosidade, aqui ficam também os "registos" do edifício.
Desconhecendo-se o autor da obra, a fachada, em granito lavrado, ostenta elementos rocócó e o interior é decorado com estuques e talha. O retábulo da capela-mor data de 1776 e é da autoria de José Teixeira Guimarães. (Wikipédia).
A igreja de Nossa Senhora do Terço e Caridade, situada na Rua Cimo de Vila, foi atribuída, por Robert Amith , ao arquitecto Nicolau Nasoni.
A fachada, nas suas linhas gerais semelhante à da igreja da Órfãs, é de granito.
A nave é forrada com azulejos amarelos-brancos de relevo e as paredes são estucadas e com pinturas. O retábulo, obra de Teixeira Guimarães, é do género do de S. Nicolau, da Vitória, ou de S. João Novo ( todas do século XVIII). (página da Irmandade da Ordem do Terço)
O templo foi construído durante a segunda metade do Séc. XVIII. Foi dedicado a N. Srª do Terço, cuja imagem era até então venerada num oratório, próximo da actual Igreja. A decoração da fachada contém elementos rocócó e é atribuída a João Joaquim Alão. Nela sobressai o janelão central em forma de resplendor. (página da Câmara Municipal do Porto)
Com tantas dúvidas sobre o autor (ou autores ) do projecto da Igreja, resta-nos apreciar o que chegou até aos nossos dias. O que já é muito bom.






7 comentários:

  1. Olá Jorge,
    A talha dourada dos altares são lindíssimas. Obrigado por partilhares comigo.
    Haja saúde para ti e para os teus familiares.
    Um abraço amigo do
    José Câmara

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosos altares entalhados! uma preciosidade na sua linda cidade.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Beijos amigo Jorge, uma semana de alegrias para você.
    Suallinda

    ResponderEliminar
  3. Que gentileza do sr.Manuel Flórido!
    A igreja é lindíssima!
    Um abraço.
    Malu

    ResponderEliminar
  4. Viva Jorge

    A causa que abraçaste, a nossa causa, da Cidade que bem podes dizer que é tua, começa a ganhar audiências e participação do que seria o Dever de Cidadão, por um lado, e o Direito do Cidadão, pelo outro.

    Isto parece complicado mas não é.
    Vejamos: se o Cidadão não conhece a sua Cidade, é sempre por uma de duas razões.

    1)- Não está motivado e as Autoridades responsáveis (???) não fazem nada por Educar, Divulgar, Ensinar e Mostrar;

    2)- Os lugares (uns quantos) não estão acessíveis a serem procurados nos Roteiros para Turistas, porque nem a Estrangeiros é facultado ou incluso no respectivo guia.

    Ora, Turistas são todos quantos querem dar uma volta pela Cultura e Objectos Culturais que têm em Casa (Cá!!!)
    Doutro modo são sempre sensibilizados para visitarem outras terras e gentes que os divulgam como por exemplo o Museu do Prado ou a Catedral de Milão, ou...
    Sempre fazem Turismo... lá fora.

    Pois. O que é triste é os responsáveis políticos queixarem-se que não fazemos turismo cá dentro e por outro (até dão o exemplo) deixam as coisas como se vê.

    Bem hajas tu e quantos colaboram, neste caso o Sr Manuel Flórido, em mostrar e demonstrar que temos Tesouros Fabulosos que não são referidos ... a não ser pela tua dedicação.

    Parabéns, Jorge Portojo, porque a lição que se vai tirando, pode (e devia ser já) mudar os Rumos e mostrar o que são os nosso Tesouros ainda de pé.

    Abraços, do
    Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Uma oferta maravilhosa , nos internautas so temos a agradecer aos dois pelas belas imagens,
    e o documentario aqui mostrado.
    Boa semana ..
    beijos!!!

    ResponderEliminar
  6. Passei, passo, muitas e muitas vezes á frente desta igreja, mas não fazia ideia do que estava lá dentro, nunca ninguém me motivou a lá entrar.
    Talvez agora não passe lá sem o fazer, se estiver aberta, claro. Esperemos que sim!!!

    Um abraço, aos dois.
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  7. I always spent my half an hour to read this weblog's posts everyday along with a mug of coffee.


    my website - bathomania

    ResponderEliminar