Pesquisar

domingo, 4 de julho de 2010

24 - Um Porto escondido II

Na Praça de Carlos Alberto encontramos o lindo Palacete dos Viscondes de Balsemão. É um edifício histórico, de meados do séc. XVIII, que andou de mão em mão, incluindo na de um Hospedeiro da Rua do Bonjardim. E que nessa altura albergou o refugiado Carlos Alberto da Sardenha, embora por pouco tempo, enquanto não se transferiu para os aposentos do Palacete da Quinta da Macieirinha. Estamos a situar-nos na década de 40 dos anos 1800. Em 1854 o Visconde da Trindade adquiriu a propriedade, à qual deu o toque final que hoje admiramos. No largo, está a estátua de Humberto Delgado, próximo da casa onde tinha a sua sede de campanha.
Entrada

Pormenores
Este edifício já albergou serviços de Gás e Electricidade, quando estes estavam integrados na Câmara Municipal. Os "velhinhos" do meu tempo de menino, diziam: vou pagar a luz a Carlos Alberto.
Os estuques dos tectos são uma obra de arte
Pormenores de azulejos das várias fábricas de Cerâmica do Porto e Gaia.
Não sei, por culpa minha, se estes azulejos são as amostras dos
azulejos que forram as várias salas.


Estes relógios de coluna são uma maravilha.

Várias pinturas estão espalhadas pelas salas.
Pomenores
Presumo que é um retrato de D. Carlos
Sentei-me nesta relíquia por segundos.
O edifício alberga serviços da Câmara Municipal dedicados à Cultura. No dia da minha visita, estava uma exposição dedicada à Numinástica. Com moedas que apareceram no nosso território, hoje País, desde o tempo A.C.. No entanto faltava uma moeda, a primitiva cunhada em ouro que circulou no Brasil. O local e a referencia estavam no escaparate. Fui ter com o segurança para me revistar antes de eu sair, não fosse o diabo tecê-las...
Vai até lá visitar este Palacete. O cicerone é de uma gentileza tão grande que comove.













4 comentários:

  1. Como leitora e acompanhante de teus trabalhos, valeu a pena esperar dois meses para o ver
    realizado. Parabéns.
    Não durarás para sempre e nem o calor, mas teus trabalhos sim.

    Realmente, esse calor deve estar uma "brasa...mora".
    Bruxinho, felicidades.
    beijossssssss

    ResponderEliminar
  2. Pois é tu não duras sempre e eu não vou lá chegar, parece que o governo se prepara para aumentar a idade da reforma. Eu já tenho um Médico psiquiatra que diz que eu não tenho condições para continuar no activo, mas pelos vistos não chega, tenho de arranjar outro Psiquiatra que diga a mesma coisa, se isso acontecer então serei mesmo reformado. Conheces Algum Médico capaz disso? um gajo da tropa é que dava jeito.
    Quanto às colunas dos relógios, conheço perfeitamente, o meu pai fazia isso, quem sabe foi ele que as fez.
    Continua a tua obra que é um espetáculo, podes criar um museu.
    Abraço.
    Quelhas

    ResponderEliminar
  3. Na pintura está retratado o Rei D. Luiz e não D. Carlos

    ResponderEliminar
  4. Amigo Anónimo, o Rei D. Luíz tinha uma figura delgada. D. Carlos tinha um figura redondinha. Mas também escrevi, "presumo". O amigo pode ter toda a razão.
    Ora eu digo isto porque conheço várias pinturas retratando um rei e outro. Uma delas, a de D. Luíz, está em Valongo, no Museu.
    Quanto agradecia que meus possíveis erros fossem corrigidos.
    Um abraço de amizade

    ResponderEliminar