Pesquisar

sábado, 3 de abril de 2010

5 - O Recolhimento do Ferro

No Codeçal, melhor dizendo, nas Escadas do Codeçal, -a palavra é um arcaísmo que para o caso não interessa- existe este edifício onde funciona o Centro Social da Sé Catedral, uma modelar instituição de Solidariedade Social que presta relevantes serviços à comunidade da zona. (palavras impressas no JN de 6.6.2004).
Embora a intenção e a divindade venham já de centenas de anos anteriores, com muitas estórias e locais da cidade velha, o edifício foi começado a construir a partir da segunda metade da década de 50 do século XVIII. Sem certezas, mas talvez a intenção seria a de recolher mulheres de vida difícil. Crianças também.
O edifício tem a Capela e um anexo. Neste, passada a entrada, mostra junto à porta de acesso ao interior, a "Roda". Isto sou eu a especular, porque embora tenha lido que a houve, nada me diz que o seja.
Mas é certo que tem mesmo todas as características, segundo tenho lido sobre a "Roda", local onde se deixavam as crianças - bebés ainda - cujas mães as não poderiam criar. Fosse pela pobreza em que viviam, fosse por questões sociais.
Não sei se a Capela pode ser visitada, bem como o anexo. Curiosamente ainda não perguntei. Nem sei se o seu interior merece sequer uma visita. Mas fico chocado quando por aqui passo e vejo o estado de degradação, pelo menos exterior, em que se encontra o conjunto.
Sendo um dos locais de passagem obrigatória de turistas que demandam ou saem da zona da Sé - e de nós Portuenses, que amamos a nossa Cidade - é chocante como nos aparece depois da meia subida ou descida. Dá vontade de retroceder.





2 comentários:

  1. Dá vontade de chamar as coisas pelos nomes; se calhar, nomes que nem existem.
    As pessoas (ir)responsáveis dos seus púlpitos de grandeza e importância efémera, podiam (deviam) deixar os seus nomes ligados a obra feita mesmo que na posteridade não fosse visível, mas... se ouvisse falar.
    Já seria uma honra muito digna.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Se deves continuar com este projecto?... Claro que sim! E ainda mereces parabéns.
    [sou tripeiro e não sou de tangas, c'um carago!]
    Um abraço.
    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar