Pesquisar

sábado, 21 de janeiro de 2017

265 - Recordando o GACA 3

Há muito que eu e ex-camaradas pensávamos visitar o antigo Quartel do GACA 3, em Paramos, Espinho. A oportunidade chegou há dias, mas a unidade militar mudou o nome para Regimento de Engenharia 3.
Muita coisa se alterou no espaço do Quartel, mas outras mantiveram-se.
É o caso da estrada que liga a Estação Ferroviária à Porta de Armas, isto é, à entrada principal. A Estação fica a 50 metros da estrada e percorri-a centenas de vezes durante os 5 meses que frequentei a unidade.
A guarita e a Casa da Guarda estão do lado direito da Porta de Armas, quando no meu tempo estavam do lado esquerdo.
A falta de memória começa a surgir e para já prende-se com o ribeiro que passa pela frente da entrada do quartel. Não me lembro nada do ribeiro neste local, mas apenas dos lados norte e nascente indo desaguar a Sul à Barrinha de Esmoriz.
Foram construídos edifícios novos, mas mantiveram-se pelo menos alguns antigos. E o arranjo geral da unidade mais parece um jardim.
A maior parte do envolvimento da unidade era em arame farpado. Hoje está construído um muro em toda a volta. A foto foi tirada pelo camarada Jorge Peixoto do alto da Torre de Comando. 
Mas o porquê da razão desta visita especial ?  Porque foi neste quartel, chamado no meu tempo de GACA 3 ( Grupo de Artilharia Contra Aeronaves) e onde passei os melhores meses de tropa que me deixaram imensas recordações. 
Uma nova Parada
Após a recruta e a especialidade deram-me um posto que não existia no exército português mas inventado após as revoluções das populações Africanas: Cabo-Miliciano, um posto militar intercalado entre cabos e sargentos. Poupava o Estado pagando a miséria de 90 escudos mensais a quem fazia serviços de sargento, incluindo a instrução militar a novos soldados. A promoção à classe de Sargentos, com o posto de Furriel-miliciano era feita na altura do embarque para África. 
 Várias estátuas ornamentam o espaço.
 Pois esta Unidade foi a única que reconheceu desde sempre direitos aos cabos-milicianos, incluindo o uso de roupa civil e saídas do Quartel sem necessidade de licenças. Os toques de serviços que julgo serem entre as 7 horas (Alvorada ?) e as 17 horas (Ordem ?) limitavam estas "regalias" 
Homenagem aos Soldados Mortos pela Pátria.
Muitas histórias poderiam contar os cabos-milicianos. A amizade foi-se consolidando entre nós pois quase todos viemos da Escola Prática de Artilharia, incluindo os próprios Aspirantes, outra espécie de Oficiais fora da hierarquia igualmente criados para poupar dinheiro ao Estado durante a guerra colonial em África.
Esta é dedicada aos soldados de Engenharia.


Segundo boas memórias como é o caso do Francisco Silva, esta era a caserna da 2ª Companhia. Embora sejamos os dois de períodos militares diferentes o número da Companhia deve-se ter mantido até ao fim da vida do GACA. Incluía as camaratas dos Soldados, a Secretaria uma sala de Armamento e o gabinete do Comandante que no meu tempo era um tenente profissional, muito cagarola por sinal.
Uma recordação durante a refeição na messe de alguns cabos-milicianos.

Um mural recorda militares que durante anos passaram pelo GACA 3.
O meu amigo e camarada Ricardo Figueiredo mostra-nos a placa, homenagem dos ex-militares do seu Batalhão na Guiné.

Desde 1948 o quartel tomou vários nomes de especialidades e serviços. 
Tínhamos entrada gratuita no cinema S. Pedro, em Espinho. Podíamos passear "à civil" sem receio de participações - queixas - de graduados. 
O António Canhão era o camarada poeta-sedutor. A sua agenda estava carregada de nomes femininos a quem escrevia cartas e poemas. O seu paradeiro principal era o Café Avenida em Espinho.
Famoso era um sobretudo branco que eu emprestava aos camaradas quando iam passear. Com um corte estiloso curioso, ficava sempre bem a quem fosse alto ou baixo.
Às segundas-feiras, dia de feira em Espinho, era uma festa. Um cabo milicano e um soldado pronto faziam a ronda para evitar zaragatas ou soldados mal-vestidos. Era uma fixa, pois o cabo miliciano usava pistola - Walter de 9 mm - como se fosse um cóboi americano e o soldado um cassetete. Se não estou em erro.   
Poder-se-ia passar em direcção à praia localizada bem perto através da porta das traseiras do quartel. Encontrávamos a Capela da Senhora da Aparecida, no Lugar da Praia, em frente ao mar.
Muitas vezes frequentámos o Bar e o Restaurante do Aero Clube da Costa Verde, que servia uns bifes de grande qualidade a preços  bem económicos. Estávamos em 1967/8. Em 11 de Janeiro não fomos ao Clube mas fomos igualmente bem servidos no Restaurante Casarão do Emigrante.
Uma foto para mais tarde recordar.

E como Recordar é Viver aqui deixo os pratos principais que almoçamos. Bem regados também.

31 comentários:

  1. Mais uma foto reportagem irrepreensível. Obrigado Jorge,por teres deixado viver estes momentos com saudade e até alguma nostalgia,mas...recordar é viver,como muito bem dizes.Bem Hajas.

    ResponderEliminar
  2. No GACA 3, foi talvez o melhor tempo de tropa que passei, como já várias vezes afirmei, os Cabos Milicianos lá eram uns "Senhores".
    Passei aqui, como Sargento de Dia, o Natal de 67 na messe dos Oficiais, em que estava presente o Comandante da Unidade, além do pessoal de serviço.
    As rondas, a que se refere o Portojo, eram feitas todos os dias, quer para Espinho, quer para Esmoriz. Claro que as preferidas eram as de Espinho, não só pelas catraias, como pelo cinema. Um dia estava eu escalado para Esmoriz, azar, era uma chatice, não havia cinema não havia nada. Decidi desenfiar-me para Espinho, mas o comboio já tinha passado e a Mercedes também. Bem, só há uma solução, o meu Fiat 600, que por sinal era Neckar 770. Meti o soldado no carro, tenho a ideia que levava a G3 e eu a tal pistola e aí vamos nós de carro ver uma sessão. Chegados ao cinema, (a ronda fazia a... ronda), o pessoal atrapalhado a fechar os blusões: - Outra Ronda, diziam eles baixinho, é que a outra já lá tinha estado!...
    Um abraço
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  3. Ei camaradas também passei pelo GACA 3,unidade onde assentei praça no dia 9 de Janeiro de 1967 e, dali fui especializar-me em atirador no Regimento de Artilharia Pesada 2 (RAP2) em Vila Nova de Gaia, gostaria de fazer parte desse grupo.
    Sem mais, e obrigado pela atenção dispensada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assentei praça GACA3em maiod1965 tirei a recrutar e fui para sacarem EPSM quase 60 anos depois digo foi o pior quartel que estive a camarata era um antigo angar tomar banho era com água fria enfim nada a fazer naquele tempo valia tudo mas a GACA3 ainda hoje recordo pelas piore razões

      Eliminar
  4. Vai ao Facebook e procura
    O Bando do Café Progresso, das Caldas à Guiné.
    Depois pedes a inscrição.
    https://www.facebook.com/groups/bando.do.cafe.progresso/

    ResponderEliminar
  5. Prestei serviço militar neste quartel, no período de 21 de Outubro a 20 de Dezembro de 1968, como soldado recruta, tendo sido integrado no 3º. pelotão da 1ª. companhia de instrução, tendo como monitores o Aspirante Figueiredo e o Cabo Miliciano Paiva. Não me recordo do nome do Comandante do GACA 3. No dia 30 de Outubro efectuei teste de morse, cujo resultado serviu de avaliação para eventual especialidade de radiotelegrafista (correu muito bem!). Jurei bandeira no dia 19 de Dezembro e no dia 2 de Janeiro de 1969 fui transferido para o Regimento de Transmissões, no Porto, onde iniciei a formação da especialidade de radiotelegrafista. Permaneci neste quartel até ao dia da minha disponibilidade, em 2 de Novembro de 1971.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde. Aqui José Alito, em Paris. Também por aï passei, e gostava de encontrar os colegas da 1°a companhia, assim como o Sequeira d'uma turma anterior. Depois dos três mêses fomos para a Figueira da Foz. Que os mùsicos que estavam nestes quarteis, me contactem. Gostaria muito de os encontrar. Jà tenho contacto com o telefonista Manuel dos Santos. Os meus dados estâo sobre a net. Senâo vejam no Face-Book. Obrigado a todos por estas recordaçôes. José Alito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O COMANDANTE DA EPOCA 1971. ERA O TENETE CORONEL. CARLOS PESSOA VAZ..

      Eliminar
  7. G.A.C.A 3
    saudades no dia em que assentei praça em maio de 1965
    saudades pela recruta e os amigos que ficaram na nossa memoria tive e continuo a ter saudades deste QUARTEL me marcou muito pela disciplina em fazermos homens este quatel me deu de tudo se goste ou nao mas foi nestes quartel e outros mais que muitos aprenderam a serem homens e aprederam uma profissao hoje ninguem da o VALOR A DISCIPLINA MILITAR mas foi aqui que muitos aprenderam o seu futuro daqui sairam para a vida civil "padeiros,mecanicos,telecomunicaçoes,condutores e muito mais"naquele tempo aprendemos de tudo e hoje ninguem reconhece os valores que tivemos fui duro? mas foi necessario ~
    o menino jesus
    bart1869/65 ANGOLA

    ResponderEliminar
  8. 02/19/2018 no antigo G.A.C.A .3 hoje regimento de engenharia n.3 vou receber neste quartel onde fiz a minha recruta em maio de 1965 a medalha comomurativa de GUERRA COLONIAL poes sera um gesto muito nobre por quem andou e sofreu mas este gesto que a muito os nossos ex combatentes sofreram ja vem muito tarde
    as medalhas podem serem importantes o mais importante era quem ficou para tras voltassem para junto de todos nos
    vou receber a MEDALHA e O DIPLOMA mas esta festa seria maoir se todos que ficara em "ANGOLA,GUINE 6 MOÇAMB regressacem a PORTUGAL
    a todos os ex combatentes que passaram por este quartel se derigem a esta unidade assistir a festa
    em 02/10/2018 as 11h
    o meu obrigado
    o menino jesus
    BART 1869/65 OS GALOS-UCUA-MUSSENGA-PIRI-BOM JESUS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      Com prazer e saudade recordei os tempos do GACA3.
      Nessa época eu também por lá andava .....
      Dificil recordar um homem entre todas as centenas que passaram.
      Recordo alguns Aspirantes e o Comandante Cap. Calejo.......
      Diga algo .....
      Um abraço
      Rui Cova

      Eliminar
  9. Tambem pasei pelo gaca 3 onde assentei praca em Janeiro de 71 e jurei bandeira em 01 de abril do mesmo ano !! Desde Barcelona Abel Teixeira !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tambem estive lá 25 do 1 de 1971 foi o quatel que mais mal se comia.Depois nunca me esqueceu ver ratazanas atravessar um ribeiro que ficava por de trás da cozinha tinha avido uma tempestade de vento que as casernas ficaram sem tehados e outras recordações.

      Eliminar
    2. Também Fis minha recluta no GACA3 janeiro de 71 e jurei bamdeira em 1 de Abril de 71

      Eliminar
  10. Boa tarde a todos.
    Um acaso trouxe-me a este local. Coisas da internet ......
    Foi com prazer que li os "post" e foi com saudade que recordei a minha passagem pelo GACA3, onde estive desde AGO/1964 a SET/1965.
    Alguém ainda por aí, desse tempo.
    Era Aspirante Miliciano e comandei algumas "recrutas".
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz a recruta em out/dez 64. Foi uma passagem interessante, principalmente por ser curta. Mesmo assim, às sextas-feiras apanhava o comboio para Lisboa e regressava no comboio do domingo à noite.

      Eliminar
    2. jajmesantos43@hotmail.com

      Eliminar
  11. Estive neste quartel de 28 Outubro 75 até janeiro de 76 1.companhia 1.pelotão. gostava de encontrar pessoal desse tempo. Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Rather, you can come close to a group of specialists that can do the ideal for you as well as likewise within the tiny spending plan. You might ask where can I obtain these advantages, and also the solution for you is BuyTube.

    We are constantly concentrating on offering the finest solutions to all our customer. buy indian youtube subscribers

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o autor deste blogue já morreu, senão já tinhas ido com o c...
      Unfortunately the author of this blog has already died, otherwise you would have gone with the c ...

      Eliminar
  13. Need to Grow your detectable first-rate in google business focus? By then purchase google critiques and google checks.
    buy google reviews

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o autor deste blogue já morreu, senão já tinhas ido com o c...
      Unfortunately the author of this blog has already died, otherwise you would have gone with the c ...

      Eliminar
  14. If you're a professional singer apply for freelance singing jobs, musicians jobs,
    freelance rappers jobs, freelance voice over artists jobs in India.
    jobs for artist

    ResponderEliminar
  15. What does this shit have to do with this publication?...
    Unfortunately the author of this blog has already died, otherwise you would have gone with the c ..

    O que é que essa merda tem a ver com esta publicação?...
    Infelizmente o autor deste blogue já morreu, senão já tinhas ido com o c...

    ResponderEliminar
  16. Looking for unique Christmas gifts? Buy best gifts for your dad, brother, sister and for all at one place. Shop your gifts from the bestest gifts store.Best gift store to buy gifts for your dad, beer lovers, couples, parents, grandma, grandpa and for all your family members. gifts for parents

    ResponderEliminar
  17. Get latest updates on what's going on in India, what are the latest updates on viral and trending news in India. trending topics in india

    ResponderEliminar
  18. Find out the best motivational quotes, inspirational thought, funny , sad, attitude quotes and status in hindi. motivational quotes hindi

    ResponderEliminar
  19. Don't be in haste and get the best review sites for kitchen appliances, gadget review, electronic, kitchen appliances etc. product review sites

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde a todos.
    Um acaso trouxe-me a este local. Coisas da internet ......
    Foi com prazer que li os "post" e foi com saudade que recordei a minha passagem pelo GACA3, onde estive desde AGO/1964 a SET/1965.
    Alguém ainda por aí, desse tempo.
    Era Aspirante Miliciano e comandei algumas "recrutas".
    Um abraço a todos.
    Rui Cova

    ResponderEliminar