Novo dia e um excelente pequeno almoço preparou-nos para a viagem. Que não podia ser longa nem a possível para visitar todos os pontos belíssimos da Serra.
Saímos de Seia no sentido da Torre. À medida que subimos, os infinitos que o olhar abrange obrigam-nos a parar para tentar guardar recordações com um clique.
No cimo de um pequeno outeiro encontramos esta singela capela, uma árvore e mesa com bancos. Logo abaixo, meia dúzia de casas com muito bom aspecto.
Encontramos neste deserto terrenos vedados o que achamos curioso.
Em cada curva deparam-se-nos recortes curiosos e vales com água. Infelizmente não podemos apreciar os pormenores.
Em Loriga paragem para tomar um café e apreciar belos Serra da Estrela num canil junto à estrada.
Um olhar para trás
Creio que é a Lagoa Comprida, vista de um dos lados já a caminho da Torre. E uma imagem com exactamente 44 anos.
100 metros atrás em relação ao momento em que a foto foi feita, a paisagem com os pormenores deste desfiladeiro e a montanha em fundo são uma coisa assombrosa de linda. Mas a estrada tem muitas curvas e é perigoso estacionar.
O Cume no Planalto Central a cerca de 2 mil metros de altitude.
Descendo no sentido de Manteigas encontram-se relevos extraordinários. O Cântaro Magro a 1928 metros de altitude situa-se na cabeceira do Vale Glaciar do Rio Zêzere e do sopé (no Covão d'Ametade que se recomenda percorrer) até ao cume tem um desnível vertical de cerca de 500 metros.
Afloramentos graníticos com idade entre 340 a 280 milhões de anos encontram-se por toda a serra. Neste local, a quantidade, as dimensões e figuras gravadas na pedra pela natureza ao longo dos milénios não nos deixam indiferentes.
No Planalto Superior, até onde a vista alcança.
Não podemos deixar de observar o que nos rodeia. No Covão do Boi o monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela, padroeira dos Pastores.
Do outro lado da estrada, um fio de água escorre por entre as rochas.
Itinerários para caminhantes.
No sentido de Manteigas, o Vale Glaciar do Rio Zêzere.
Pastorícia em fins de Setembro
Não sei localizar este lugar a poucos quilómetros de Manteigas. As belezas dos pormenores, das paisagens e das cores são tantas que nos perdemos.Desconheço qual o curso de água que passa sob a ponte que temos de atravessar para chegar a Manteigas...
... que se vê ao fundo.
Igreja Matriz de Manteigas
De construção inicial no séc. XIV, sofreu vários restauros o último em 1935.
Itinerários
Será um abrigo de pastores mesmo junto à estrada ?
Duas imagens de Manteigas obtidas no mesmo local sensivelmente e separadas rigorosamente por
44 anos.
Estamos no concelho de Gouveia e o Mondeguinho, nascente do Rio Mondego a 1425 metros de altitude gaba-se de ver surgir num fio de água o maior rio Português que até à sua foz na Figueira da Foz percorrerá 234 quilómetros. Na imagem antiga, o garrafão na bacia já lá estava quando cheguei para tomar um copo de água. Desse tempo acho que o que resta é a rocha onde antigamente assentava a placa e lixo. Para trás era monte.
Afloramentos rochosos graníticos em outros pontos da Serra.
A Cabeça do Velho já teve neste período do ano (Julho) neves eternas ? Na base da rocha e até à estrada é neve.
O fogo que um mês antes (Agosto) percorreu a Serra deixou ainda algumas marcas escuras mas o verde para o pasto (?) já estava a brotar.
Mais abaixo e do outro lado da encosta, pequenos rebanhos de lanígeros deixam-se fotografar.
Bem como o pastor e o seu companheiro
Algumas casas estão espalhadas pela Serra oferecendo deliciosos produtos gastronómicos locais, a par de artesanato fabricado nos mais variados materiais.
Nestes materiais não acredito minimamente que sejam regionais. São made.in.China e no Porto estão à venda exactamente ao mesmo preço.
A Serra da Estrela não são só paisagens. Vá descobrir o que o Parque Natural, os Concelhos, a História, a Gastronomia pode oferecer.
Lindas paisagens. E, muito interessante a pedra em formato de cabeça. Coisas da natureza.
ResponderEliminarBom amigo Jorge, gostei de ver as tuas fotos estão muito bem legendadas, um abraço.
ResponderEliminarPaisagens lindissimas.
ResponderEliminarDo meu amigo e camarada Luíz Grijóa, recebi este email
ResponderEliminarEstimado amigo e querido camarada artilheiro. voltaste ao trabalho do qual gostas, sinal que melhorastes e estás bem
Fiquei contente. Por sinal, lindo trabalho.
Uma vez, passeando na Serra da Estrela com a minha filha, ela cismou de querer comprar um filhote do cão pastor serrano.Tive um trabalhão para a fazer desistir de praticar essa besteira, O filhote cresce muito, imagine morar num apartamento com um bicho que fica daquele tamanho...
Com amizade, o abraço fraterno do
Luiz Grijó
Portugal é rico em natureza, gastronomia, paisagens lindas como estas. Enfim.......lindíssimo trabalho. Com amizade e carinho tua amiga São .......
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarLindas fotos devidamente comentadas. Obrigado Jorge.
ResponderEliminar