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domingo, 1 de maio de 2016

244 - Boa Nova - Leça da Palmeira

Acontecem-me muitas casualidades e a percentagem das boas é muito grande. Devo ser o Rei das Casualidades Boas.
Há dias aconteceu levarem-me à Boa Nova, não à Casa de Chá que isso está fora de contas, mas ao lugar em Leça da Palmeira onde já não ia há mais de sete anos e isso mesmo aconteceu num dia de temporal.

Por muito que visitemos um  lugar, há sempre qualquer coisa nova que aprendemos. Pelo menos comigo acontece vezes sem conta e geralmente depois da casualidade. Mas vamos por partes.

Leça da Palmeira é parte da Cidade de Matosinhos vizinha do Porto Cidade e fica encostada a norte do Porto de Leixões e para lá dele. Um documento do séc. XIII refere a existência de uma paróquia denominada S. Miguel da Palmeira pertencente ao julgado da Maia. Coisas de outros tempos mas mais recente sabe-se que Lessa da Palmeira em 1758 era propriedade do Marquês de Fontes e Abrantes - título nobiliárquico onde Penaguião também entra nesta História e já no séc. XVI - .
Era habitada por 224 famílias num total de 777 pessoas muitas das quais viviam dos soldos de pilotos, mestre de navios e marinheiros.

Deste lugar da Boa Nova em Leça da Palmeira, vamos tentar contar (mas cheio de dúvidas) alguma história a começar pela Capela que existe no meio dos Rochedos com o mar visível em 180º. É ainda quase um lugar selvagem
Mas uma chamada de atenção pois o lugar chamava-se S. Clemente das Penhas e Boa Nova é toponímia relativamente recente. Entre os dois nomes talvez tenham havido outros.

Neste local existiu um mosteiro franciscano que foi desmantelado aos poucos e com capela mencionada já em 1369. Datas imprecisas, dizem que durou 83 anos mas tanto pode ser 1476 ou 1481.
Os frades só merecem referência a partir de 1392, segundo leio em registos históricos. A  mesma data (leio) em que foi fundada a "actual" capela ou oratório com o nome de Ermida de S. Clemente das Penhas, incluindo duas celas anexas onde vivia o frade zelador e um pequeno cemitério de frades.

O que acabo de escrever são deduções minhas. Não sei se o cemitério estava numa das celas, pois naquele tempo era costume enterrarem-se (os crentes) nas igrejas. O que se lê na Internet é de tão má qualidade que podemos interpretar o que quisermos. Lamentável ler a má construção das frases nas páginas da Câmara e da Junta de Freguesia.
Visitando a capela, não achei vestígios antigos, embora alguém escreva que os há. Mas eu sou um leigo.
Adiante.

Os frades saíram do desconforto provocado pela inclemência do tempo em S. Clemente das Penhas para se instalar numa zona bem mais in, relativamente próxima é certo, mas gozando da calma e boculismo do Rio Leça antes de chegar à foz em Leixões, sem ventos nem tempestades e marés-vivas.
Ou não gozassem estes frades já de privilégios reais. Mas isso são mais deduções minhas.

Instalaram-se na Quinta da Granja onde ergueram o convento da Conceição em honra da Senhora Mãe de Deus, deixando apenas a ermida e desfazendo tudo o resto.
Textos apanhados em http://www.academia.edu/449389/S._Clemente_das_Penhas_Boa_Nova_
Actualmente conhecemos o espaço como Quinta da Conceição.

Não sei se as palavras Mosteiro (na Boa Nova) e Convento (na Quinta) foram casualidade na escrita dos autores ou são mesmo por razões específicas.
  
A Capela está em restauros, o que permitiu a entrada. O retábulo é de talha estilo joanino com quatro colunas e três nichos que comportam imagens (que estarão guardadas lógicamente). Mas detalhando como se elas aqui estivessem.
O nicho central comporta a imagem da Senhora da Boa Nova, recorrida pelos interessados em favor dos navegantes ausentes. Nos outros nichos, S. João Baptista, advogado das doenças da cabeça; e S. Clemente, imagem do séc. XIV, a mais antiga da freguesia de S. Miguel de Leça da Palmeira.

Entre 1916 e 1926, junto à Capela, existiu uma torre quadrangular branca com cerca de 12 metros encimada por uma lanterna verde, com luz branca fixa que serviu de farolim.

Foi abandonada após a entrada em funcionamento do Farol de Leça, passando a servir de camarata aos alunos da Escola de Faroleiros e mais tarde demolida.
Existe ainda o muro e as escadarias que nos levam até ao alto

Em 16 de Janeiro de 1913, às 4 horas da madrugada, o vapor Varonese embateu na pedra denominada Lenho vinda a encalhar sobre a penedia a pouca distancia a Norte da Capela da Boa Nova. Nela foi estabelecido um posto de socorros aos náufragos.

Por trás da Capela e junto às escadas que conduzem ao patamar onde existiu o farolim, uma olhar para sul.
Ao centro a Casa de Chá da Boa Nova construída entre 1958 e 1963.
Comparando. À data desta foto ainda não havia a Casa de Chá.

Olhando para Norte a Refinaria Petrolífera destaca-se na paisagem bravia.
A Refinaria foi projectada em 1966 e inaugurada oficialmente em 5 de Junho de 1970.

Casa de Chá da Boa Nova
Um projecto ganho em concurso promovido pela Câmara de Matosinhos pelo arquitecto Fernando Távora que o entregou nas mãos de Siza Vieira, seu colaborador de apenas 25 anos.
Inicialmente foi Casa de Chá. Esteve ao abandono alguns anos sendo recentemente recuperada pelas mãos de Siza passando também agora a Bar e Restaurante de Luxo.
É Monumento Nacional.
A primeira vez que entrei na Casa de Chá foi em Setembro de 1967. Estava de férias do Serviço Militar. A segunda foi durante a visita dos "meus primos de Lisboa", mais ou menos 8 ou 9 anos depois. Tínhamos tomado uns copos valentes a acompanhar um salpicão e não só numa tasca em frente das termas de S. Vicente em Entre-os-Rios e resolvemos vir tomar ar junto ao mar.
Entre outras peripécias, lembro-me de um trambolhão tremendo no meio das pedras, local de namoricos até porque não havia iluminação.

Dizem que há fotos que valem mil palavras. Esta deveria ter legenda, mas julgo não ter dúvidas que foi feita durante a construção da Casa de Chá.

Farol da Boa Nova
Também conhecido como Farol de Leça, é um ex-libris de Leça da Palmeira juntamente com a Casa de Chá. Encontra-se sobre a alçada da Marinha Portuguesa.
Foi construído em 1926 tendo entrado ao serviço a título experimental em 15 de Dezembro em substituição do Farolim da Boa Nova.
Inaugurado oficialmente em 1927 julgo estar desactivado.
Na parte inferior direita da foto captei o que julgo ser um antigo moinho.

De costas para o Farol há a praia e o mar, a Casa de Chá e a velha capela.
E talvez o que seja a reconstituição do velho moinho.

Palavras escritas encontradas por acaso: MOINHO: O mais lógico é manter as paredes, mesmo como estão e arranjar uma forma de as fazer destacar na paisagem, de forma a serem visíveis aos olhos dos que por ali passam – e podem crer que diariamente são centenas e que muitos nem sonham que aquilo são ruínas de um moinho e que outros nunca repararam nelas.
Já não me lembro muito bem, mas acho que copiei esta frase de um blogue cujo autor interpelou uma vereadora camarária sobre um moinho.


Um paquete saindo do Porto de Leixões. Pelo jeito será oeste-sul o seu navegar ?
O terminal de Cruzeiros de Leixões. Entre ele e eu há um imenso Porto.

Memória: O bravio do lugar foi registado em palavras por Camilo Castelo Branco. Mas é o imaginário de António Nobre que ficou imortalizado na penedia.

Na praia lá da Boa Nova, um dia ,
Edifiquei (foi esse o grande mal)
Alto Castelo, o que é a fantasia,
Todo de lápis-lazzuli e coral!
(Só, 1887)

Comparando, pergunto para onde levaram o mar 

Mais uma panorâmica agora com a presença de duas esculturas sobre as quais não encontrei referências.
Regressando à vida, com passagem pela frente do Farol
Há 7 anos, o famoso Farolim de Sobreiras encontrava-se junto ao Farol de Leça. Farolim famoso também conhecido como Farol Medieval, das Três Orelhas ou de Três Bicos, cujos nomes se devem à primitiva configuração da marca que lhe estava por detrás: Um muro de alvenaria de granito, rematado por três ameias à semelhança de uma estrutura defensiva. Terá tido origem no séc. XVIII. Essa estrutura foi desmantelada e perdeu-se em 1993-1994 quando os senhores jovens empresários da Anje construiram a sua sede.
Em 2006 foi transferido para junto do Farol de Leça mas não se sabe a razão de tal transferência. Seria muito mais lógico estar no local original, até porque era uma marca-roteiro histórica dos faróis do Porto. E tudo tem uma razão de ser.

O que era mar é hoje paisagem terrestre. Ao fundo o paredão norte do Porto de Leixões

Outro símbolo de Leça é o Forte de Nossa Senhora das Neves.
A sua construção iniciou-se durante o final da Dinasta Filipina, entre 1638/39 no lugar de Santa Catarina, para defesa da costa contra os piratas.
Por variadíssimas razões, as obras só foram dadas como terminadas em 1720.
Comparando

Em frente do Castelo a torre do Posto Semafórico, que funcionava em colaboração com o da do Monte da Luz e da Cantareira, na Foz do Douro.
Em frente existiu a Estação Ferroviária do Ramal de Leixões (não confundir com a Linha de Leixões) ou Linha de Leça ou de Matosinhos, que ligava a Estação da Senhora da Hora ao Porto de Leixões. Este ramal foi aberto ao transporte de passageiros em 1893 a partir da primitiva Linha de S. Gens construída em 1884 para o transporte da pedra desde as pedreiras de S. Gens até às obras do Porto de Leixões.

Passando por baixo da Ponte basculante, tendo ao lado esquerdo as Quintas de Santiago e Conceição para futuras visitas.

O Porto Comercial visto da Estrada de Viana.

A caminho da Circunvalação a "divisória" Porto-Matosinhos. A Anémona Gigante, da autoria da norte-americana Janet Echelman, uma homenagem aos pescadores.

12 comentários:

  1. Entre 1930 e 1937, morei em Ermesinde,estudei no Porto e passava as férias grandes em Lessa da Palmeira onde existia uma maravilhosa praia frequentada por turistas.Num desses periodos de férias (não lembro bem o ano, mas foi por volta de 1936), o paquete brasileiro Ruy Barbosa encalhou em frente ao farol da Boa Nova. O bote salvavidas com tripulação toda de voluntários logo saiu para o mar, e em longa e penosa faina resgatou os passageiros e a tripulação do paquete.
    Amigo, me fizeste recordar...
    Abraço faterno do
    Luioz Grijó

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    1. Ao meu caro amigo Luíz Grijó, com um abraço.
      Um relato da época que pode ser lido no blogue amigo:
      http://naviosenavegadores.blogspot.pt/2015/04/historia-tragico-maritima-cxlv.html

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  2. Parabéns mais uma grande reportagem! Abraços!

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  3. Ricardo Figueiredo
    A escultura é um monumento a António Nobre de Salvador Barata feyo e Álvaro Siza Vieira.

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  4. Belíssima reportagem fotográfica e histórica. Parabéns amigo.
    Abraços.

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  5. caro Portojo: jà agora lembro um quadro de António Ramalho (1858-1916) - Praia em Leça 1892 - Óleo s/ tela 30 x 50 cm Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves e o texto de Lady Jackson:
    “Uma ermidazinha, com o seu cruzeiro debaixo de um alpendre, ergue-se romanticamente situada n'um recosto, em uma chan musgosa, que se aplana sobre penedia. E dedicada a Nossa Senhora da Boa Nova, e grandemente venerada e visitada por pescadores e povoações marítimas d'aquelles sitios.”
    Lady Jackson – Fair Lusitania, A Formosa Lusitania traduzida e annotada por Camillo Castello Branco 1878
    E os versos de António Nobre
    “…O Boa Nova, ermida à beira-mar,
    Única flor, nessa vivalma de areias!
    Na cal, meu nome ainda lá deve estar,
    À chuva, ao Vento, aos vagalhões, aos raios!
    Ó altar da Senhora, coberto de luzes!
    Ó poentes da Barra, que fazem desmaios...”
    António Nobre (1867-1900) - Lusitânia no Bairro Latino 1892
    Publicados no meu blogue em
    http://doportoenaoso.blogspot.pt/2010/05/o-porto-ha-cem-anos-1.html

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    1. Caro Ricardo,
      Dei uma passagem pelo seu blogue e vi o quadro.
      Obrigado pelos comentários e um abraço

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  6. Parabéns por mais este trabalho maravilhoso.
    bjs

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  7. De uma amiga, recebi o seguinte comentário:
    Sobre Leça da Palmeira, o que penso :

    1) O farol da Boa Nova está a funcionar, depois de ter estado desactivado mais ou menos entre 1927 e 1950/60. Foi ligado à rede pública de distribuição de energia eléctrica e automatizado em 1964, altura em que passou a controlar o funcionamento dos farolins do Quebra-mar, dos Molhes Norte e Sul de Leixões e de Felgueiras à entrada da barra do Rio Douro. Esta rede de telecontrolo foi a primeira que existiu no país.

    2) As esculturas que fotografou nas redondezas do farol e da Casa de Chá fazem parte de um conjunto escultórico evocativo de António Nobre (da autoria de Barata Feyo).

    3) A torre do Posto Semafórico que refere e que se situa em frente ao Castelo é, desde há bastante tempo, o posto principal da gestão do porto de Leixões e onde, aliás, se encontram os escritórios do Presidente e dos
    Directores.

    4) O mar "recuou" ou foi obrigado a isso para se poder aumentar o porto de Leixões. Dada a procura marítima e as pequenas e dificultosas dimensões do mesmo, muitas obras quase gigantescas tiveram de ser feitas. É o porto com mais movimento de mercadorias do país(segundo dados de há uns poucos anos), rivalizando com o porto de Vigo, com muito melhores condições naturais.

    5) Merece uma referência o "Titan do Molhe" (1886), que é um ex-libris do Porto de Leixões pela importância que desempenhou na construção do porto de abrigo e na sua posterior conservação. Está localizado no molhe Norte, do lado de Leça.

    6) Actualmente o Castelo de Leça é sede da Capitania do porto de Leixões.

    7) Os muitos leixões (penhascos e pedregulhos, nome que deu origem ao actual lugar) e a foz do rio Leça reuniram as condições naturais para que, e aproveitando o abrigo formado pelos leixões, se construísse um porto artificial em finais do séc. XIX.

    8) Finalmente, e por falar em Leixões, gostaria de recordar um terrível acidente que ocorreu em 26 de Abril de 1988. Ao sair deste porto, o navio porta-automóveis japonês REIJIN começou a adornar e acabou por encalhar um pouco mais adiante, na praia da Madalena.
    Houve um morto a lamentar (da tripulação) e milhares de automóveis novos, que foram totalmente desmantelados e destruídos.
    Bom, Jorge, como disse um seu comentarista, serviu para recordar...
    Boa semana!
    Isabel

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  8. Como sempre,é muito agradável ver os teus trabalhos de pesquisa.Obrigado amigo ! Um abraço !!!!

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  9. Mesmo para quem não conhece bem estes locais, como é o meu caso, fica com uma imagem muito completa, aliada a uma boa fotografia, de sítios carregados de história do nosso Portugal. Parabéns amigo Portojo!
    Abraço,
    Manuel Tomaz

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  10. Como sempre recordar é viver pelas suas fotos e descrições, Meu pai foi Bombeiro Sapador do Porto, durante alguns anos até vir para o Brasil e nas férias dele, que procurava tirar junto com minhas férias escolares,a nossa praia era essa lembro que iamos de elétrico até o final, e depois ainda andavamos um bom pedaço mas as praias eram lindas maravilhosas, iamos pela manhã e minha mãe depois ia nos levar o almoço e lanche, que belos tempos obrigada amigo! Dia de semana só nós na praia, paz e sossego!
    Desculpe os erros, alguma confusão entre o que aprendi aí e o que se escreve aqui, mais o acordo ortogafico. kkkkkk que de minha parte era melhor não existir!
    Abraços!

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