Pesquisar

domingo, 10 de maio de 2015

218 - Casualidades

O título já foi título em outras ocasiões. Mas não consigo escolher melhor para ocasiões que não foram programadas.
Depois do convívio (ontem, 9.05) excelente no Choupal dos Melros com a velha tropa da Tabanca dos Melros que reúne pessoal não só Gondomarense como de vários pontos do País, entre boas comidas e bebidas e anedotas mais ou menos picantes, velhas e novas, a convite do Fernando Súcio fomos reconhecer um local de sacrifício, onde espero que hoje só tenham acontecido coisas boas.

 O destino era Crestuma, mas já que passávamos pela marginal 108 - EN 108, que liga o Porto à Régua acompanhando a margem direita do Rio Douro - tinha de fixar algumas fotos que irão servir para um próximo trabalho sobre Vila Nova de Gaia. Casualidades. Arnelas do outro lado do Rio. Agora sei que é Arnelas porque a partir de uma foto com cerca de 5 anos que distribui pelos amigos Zé Ferreira e Antero Silva, o lugar foi reconhecido.
Passamos pelo Vigário a correr não fosse o diabo tecê-las. 

 A Ponte da Foz do Sousa, um dos Rios que dão de beber à região do Porto. Sempre em movimento a captação das fotos. Não deu para mais. Era uma pressinha com que estávamos.

 Vista do lado de Gondomar a barragem de Crestuma-Lever.
Atravessando a estrada da Barragem a caminho de Lever e depois Crestuma
A caminho de Crestuma. Um pouco antes um paquete vindo do Douro Vinhateiro tinha atravessado a eclusa. Não foi possível registar o momento. Um atraso de poucos minutos, mas as casualidades não são programadas.

Mas não foi só por causa destas casualidades que resolvi "meter" esta converseta.
Meios perdidos em Crestuma à procura dos Bombeiros, vindo nós da marginal. Nem uma seta, uma informação que seja se vêm por aqui.
Por isso deixo aqui o meu pedido ao Zé Ferreira, que tanto brio e vaidade tem nesta terra, para pedir a quem de direito que sinalize o quartel dos Bombeiros.
Valeu-nos, primeiro, uma informação de um transeunte que nos apontou o cemitério como ponto de referência. Depois, o de uma senhora condutora no largo em frente ao edifício da Junta, encostada ao cemitério. Tudo a bater certinho, só o que se julga ali próximo são uns quilómetros de percurso. Para além de muitas ruas-estradas que confundem o itinerário.
Pensávamos que já tínhamos chegado por causa de umas bandeiras vermelhas e brancas, mas era o Pavilhão desportivo.
Aí valeram-nos duas crianças, talvez de uns 10 anos de idade. Embora não sabendo onde era o Quartel dos Bombeiros, foram perguntando a toda a gente que por ali passava. Ninguém sabia até que acertaram e um cavalheiro ainda jovem acercou-se de nós e disse: Sigam-me. Certinho e Direitinho; Quartel dos Bombeiros à vista e já agora diga-nos a saída para o Porto. Prontos.
Embora não me impressionasse a solidariedade, coisa comum no Povo Português, fiquei feliz por ver duas crianças tentando ajudar. E assim se vê, ou revê, a nossa gente.

Espero que o sacrifício onde amigos meus se integraram (a esta hora já estão mais que integres e sacrificados), não tenha sido em vão. 

6 comentários:

  1. Vou oferecer um GPS para. que não mais se percam

    ResponderEliminar
  2. Com tanta beleza junta não admira que se percam por...ela. Abraço. José

    ResponderEliminar
  3. Lindas fotos, como sempre, espero um dia conhecer o PORTO com você como guia.

    ResponderEliminar
  4. Pouco a pouco vou conhecendo esse lindo país através desse magnífico trabalho do nosso amigo Jorge Portojo. Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Pouco a pouco vou conhecendo esse lindo país através desse magnífico trabalho do nosso amigo Jorge Portojo. Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Mais umas fotografias, mais uns textos explicativos e fico conhecendo mais um pouco do meu País graças à sua visão de artista/fotógrafo.
    Muito obrigada.
    Um abraço da
    Cândida

    ResponderEliminar