Pesquisar

domingo, 22 de fevereiro de 2015

212 - Estabelecimentos comerciais do Porto

É mais um convite aos meus e minhas amigos e amigas para conhecerem alguns comércios da minha-nossa Cidade. E vamos começar pela Farmácia Almeida Cunha que pelo nome talvez poucos tripeiros conheçam.
Mas se referirmos que é a antiga Farmácia do Bolhão já não restarão dúvidas.
Após a sua fundação em 1890 e famosa pelas suas fórmulas farmaceuticas, sofreu algumas alterações ao longo dos anos. Em 1996 a nova proprietária Dra. Teresa Figueiras fez a última alteração, preservou a fachada mas retirou as almofadas em madeira, aumentou as montras e colocaram-se mármores no rodapé.
O interior também sofreu alterações. O espaço foi aberto a partir do arco.
O móvel que dividia o espaço comercial dos laboratórios e armazém.
Os tectos foram restaurados, mas a cor foi alterada.
Mantém-se no entanto a sua beleza.

Uma velha Caixa Registadora National fabricada pela NCR, actualmente AT&T
Um agradecimento especial  à Dra. Teresa Figueira pelo acolhimento e informações prestadas.

Vamos mudar de ramo, mas manter a velhice.
Como se pode ler no placard do lado direito, ao centro, esta loja já vem desde 1925. Está na Rua do Bonjardim, vizinha da referida anteriormente Pretinho do Japão e de uma outra que já não existe, que salvo erro era a Pérola do Japão.
O seu interior não tem nada de especial, a não ser um velho cartaz executado pelo D. Silva, mais tarde conhecido como Durand ,com estúdio na Rua do Freixo, e que juntamente com o Almeida Mendes, com estúdio na Rua Alexandre Braga, foram os dois grandes artistas-pintores de cartazes publicitários da Cidade do Porto. Durand mais dedicado a tabuletas de comércios e Mendes a painéis cinematográficos. Saudades destes amigos, mas o tempo não perdoa.
Um dia ainda hei-de contar umas histórias passadas comigo e sobre as três lojas que acima referi nos princípios dos anos 60 do século passado. Foram 50 metros a ganhar uns tostões ao sábado à tarde por causa do Bacalhau racionado.

Retorno à Brasileira - já deixei nestas páginas umas referência há uns dois anos, embora as fotos sejam de 2007 - porque está em mudança.
Segundo consta, António Oliveira, agora doutor, de Penafiel, antigo jogador do F.C. Porto e do Sporting, o artista dos pés mágicos e do cheiro a alho quando foi seleccionador nacional, segundo os encartados jornalistas da nossa praça, adquiriu o edifício para um hotel que abrirá em breve.
Tenho quase a certeza que vai manter o aspecto arquitectónico que o Café da Brasileira tinha. Não sei se terá as mesmas funções. Pelo sim pelo não, guardem-se as relíquias do passado para comparação futura.

Vem-me à lembrança um pedido feito pela senhora (esqueci o nome) responsável pela abertura do actual  Hotel Intercontinental - Edifício das Cardosas, antigo Convento dos Lóios - se conseguia uma foto do interior do Café Astória.
Percorri tudo que era possível a ver se encontrava alguma foto. Nada de nada.
Por isso vou deixando por aí, ao longo da net, algumas imagens que um dia possam ser aproveitadas como comparação.
Até breve.

7 comentários:

  1. Bem bom.
    Em Faro, não sei porquê, esta cambada de políticos, de há longa data, não preservaram o antigo património da restauração.

    ResponderEliminar
  2. Os portuenses se preocupam em conservar seu patrimônio, sua tradição., sua memória É maravilhoso sentir de perto um povo assim! Isso demonstra riqueza de cultura, daí sentimos prazer em acompanhar sempre toda esta história através deste divulgador incansável que és tu...Jorge Portojo

    ResponderEliminar
  3. No fecho mostra o cafe bem antigo amarelo. Era dos meus padrinhos de baptismo que nem sei se ainda é deles, que sera desta malta tantos anos voltei atras se corria para eles no dia de ramos se diga a minha madrinha Ester esta foi viver para a Suica e ficaram os pais e irmas obrigada por me fazer lembrar de pessoas que pensei nao mais relembrar obrigada e ver o cafe habitacao pois viviam no ultimo andar de cima todo esse predio era dos meus padrinhos . Um beijao meu amigo e assim recordar ruas que por la passei tantas vezes pois adquiri outra madrinha dona do NUN'ALVES cinema na Boavista transversal, a d. Alzira creio, a senhora dos gatos pois na entrada da casa dela era o Xavier ortopedista. Ela vivia por cima que so ia la para dar de comer aos imensos gatos dentro viviam todos os dias eram muitos mais gatos e ela se os amava todo mobiliario da casa era dos gatos enfim RECORDAR E VIVER BEIJAO OBRIGADA MARIA ESTER MONTEIRO CERVANTES

    ResponderEliminar
  4. QUANDO O PAÍS PRESERVA O QUE TEM DE BOM HAVERÁ SEMPRE COISA BOA A SER MOSTRADA E BOA HISTÓRIA A SER CONTADA.
    E TUDO SOB A CÂMERA DE QUEM SABE FOTOGRAFAR
    MEIRE

    ResponderEliminar
  5. Um grande abraço, Jorge Portojo por esta lição que não é, tão só, uma mostra de quem sabe fotografar, mas sim mais uma lição de história sobre a maravilhosa cidade Invicta.
    Grato por repartires as torrentes de sabedoria com que nos presenteias.

    ResponderEliminar
  6. Só não conheci essa farmácia linda de morrer..
    Muito..muito obrigada por mais este fantástico trabalho
    M.M.

    ResponderEliminar
  7. Amigo mais uma vez obrigada!
    As fotos que me mandou tem pelo meio a loja Feira do Bacalhau!
    Quando morei na Rua de Camões, o meu quintal dava para o quintal da família que na época era dona da referida loja ,e eu ia brincar muito com a filha mais nova deles, que tinha o apelido de Mimi ,mas se chamava Maria Adélia Esposende! Já fui lá quando das vezes que aí estive, o gerente da loja ficou de me arrumar o telefone dela, ou de alguém da família, mas ficou por isso mesmo, claro agora os patrões são outros, fiquei muito triste por perder o contato, procurei por esse nome na lista telefonica não achei, talvez o telefone esteja no nome de outra pessoa! Mesmo assim obrigada por matar as saudades, abraços amigos!

    ResponderEliminar