Pesquisar

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

200 - Pastelaria A Serrana

Continuando a mostrar alguns estabelecimentos comerciais da Cidade do Porto e o que à sua arquitectura,decoração e antiguidade dizem respeito, batemos hoje à porta da  Pastelaria A Serrana, localizada na Rua do Loureiro, quase em frente da saída lateral da Estação Central de Caminho de Ferro de S. Bento
Já tinha aflorado um pouco este estabelecimento quando "passamos" pela Rua do Loureiro numa postagem anterior. (Ver a nº 30)
O interior foi-me "apresentado" pelo meu amigo Álvaro das Gatas em 13 de Julho de 2007. Entramos para tomar uma loirinha e mandou-me olhar em volta, mas para o ar.
Depois disso entro periodicamente não só para "fazer despesa" como para mostrar esta preciosidade aos amigos. E bater mais uma chapa.
Numa das ocasiões que por lá passei, creio que em Setembro de 2009, troquei umas impressões com um senhor, que não sei se faz parte da sociedade. Das coisas que falamos sobressaiu o restauro que custou uma "pipa de massa" conforme agora é moda dizemos por cá
.
Pormenores não sabia mas agora sei de alguns, desde que vi um capítulo dos Caminhos da História do Porto Canal, apresentado pelo Prof. Joel Cleto. Uma das minhas fontes sobre História da minha-nossa Cidade e não só.

Encontra-se num edifício provavelmente do séc. XVIII que sofreu remodelações no séc. XIX, com habitações nos andares e os baixos com lojas.

Em 31 de Janeiro de 1981 abre neste espaço a Ourivesaria Cunha que é remodelada em 1911-12.

Presumo ser dessa altura que o actual interior é projectado pelo Arquitecto Francisco de Oliveira Ferreira (1884-1957), sendo as esculturas da autoria do irmão José de Oliveira Ferreira (1883-1942)

 A tela do tecto é da autoria de Acácio Lino (1878-1956). 

Nos finais do séc. XIX e durante o início do séc. XX o Mosteiro de S. Bento de Avé-Maria é demolido e começam as obras para a construção da Estação de S. Bento no mesmo local. Devido ao estaleiro em que se transformou esta zona da Rua do Loureiro, o sr. Cunha da Ourivesaria muda para um edifício na Rua de 31 de Janeiro, que ainda existe com o nome de Ourivesaria Machado desde 1915.

 Para a nova ourivesaria já com o nome de Cunha & Sobrinho levam os móveis e outros acessórios.    Iremos um dia visitá-la se nos permitirem.

 Entretanto o espaço conhece novos donos e actividades como uma loja de fazendas e um restaurante  até que é comprado pela actual sociedade em 1952 mantendo toda a decoração interior.

 Olhando os pormenores, estão presentes o ferro na escada, nos postigos e no varandim, coisa  inovadora, os estuques, as madeiras, as pinturas, tudo arte nova.



 Diz-se que as Bolas de Berlim são a grande especialidade e as melhores do Porto. Francamente  nunca  provei, até porque é doce que não sou aprecio.
 As fotos são de várias épocas.  

Uma curiosidade a título de aviso; só podem ser utilizados os quartos de banho por quem faz  despesa. 

Não liguem à por vezes má cara que a senhora que atende ao balcão nos faz. Sempre a conheci assim. Mas depois isso passa-lhe.

11 comentários:

  1. Respostas
    1. mário a. Vasconcelos3 de dezembro de 2014 às 19:21

      Vou escrever de novo pois não vi escrito o meu comentário. Como disse, passei várias vezes pelo local mas nunca entrei. Agora, e numa próxima passagem pelo burgo, não o farei da mesma forma.Vale a pena a visita e por certo a prova da doçaria, que não desdenho. O conjunto é uma maravilha e por isso agradeço desde já ao nosso estimado cicerone. Bem hajas. Um abraço.

      Eliminar
  2. Quem diria o que ía encontrar,após clique...maravilha!!!

    ResponderEliminar
  3. Essa estória dos comentários desaparecerem quando se quer publicar, não sei o que se passa, mas não é só aqui, infelizmente.
    Mas pior do que isso é nalguns post's já publicados as fotos desapareceram, ou não aparecem, por exemplo o post 176 - A Rua de Santa Catarina, tem o sítio delas, mas não as tem e há outros assim.
    Quanto a este, para já está direitinho, muito bem conseguido e bem elaborado com boas fotos, como já nos habituou o seu autor, que faz o favor de ser meu amigo (desculpa se me enganei).
    Um abraço
    cumprim/jteix

    Ps: Um truque para preservar os comentários que se querem publicar sem se perderem, é antes de clicar "Publicar", é copiar, publicar, voltar ao espaço vazio, colar, "Publicar" e já está.
    Também cheguei à conclusão que no nosso blogue do Bando, aconteceu a mesma coisa nalguns post's, as fotos não aparecem.
    jt

    ResponderEliminar
  4. Que preciosidade e que deslumbramento por detrás de uma porta tão simples!
    Como sempre, os seus comentários são de um grande valor para quem vê as fotos.
    Um abraço.
    Mª Cândida

    ResponderEliminar
  5. Como já é habitual, o amigo Jorge Portojo continua a deslumbrar-nos com descobertas do nosso burgo. Como tenho tido a honra de receber os seus trabalhos, só posso renovar os meus votos de continuidade nesta árdua tarefa de mostrar as maravilhas desta cidade. Sobre este local, que também não conheço (ainda), farei os possíveis por lá passar (e provar as bolas e Berlim, pois então !!!). Bem haja pela divulgação que faz.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, gostei muito de ver. Um abraço do Porto. Maria Inês.

    ResponderEliminar
  7. Pastelaria Serrana - mais uma "descoberta" através aqui do blog do Sr. Jorge.
    Fui lá, fiz referência ao seu blogue, provei a bola (o sabor não é tão standardizado, custa 1€ e é maior do que o habitual) e hei-de voltar. Interiores bem conservados, a senhora foi simpática, deixou tirar fotos e visitar o 1º andar.

    Bem haja!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Ana, eu referi que ela é assim. Mas hoje em dia desconfiamos tanto uns dos outros que nunca sabemos se é para o Bom ou para o Mau.
      Mas tudo é ultrapassado pelos Bons, quando vemos as maravilhas que existem semi-escondidas.
      Para a semana prometo mais coisas.

      Eliminar
  8. Oi, Jorge! Amei o trabalho; lindas fotos. Parabéns! Silézia

    ResponderEliminar
  9. Boa noite,
    Antes de mais, vou começar por agradecer nova e sinceramente o seu trabalho no blog que tanto me deu já a descobrir e conhecer recantos e pormenores da cidade do Porto e não só.
    No seguimento do seu post no blog, fui conhecer a pastelaria Serrana que tantas vezes vi por fora mas onde nunca tinha entrado nem faria parte dos meus planos o fazer, não fora a sua partilha. Ora, na segunda feira no JN, foi publicada uma reportagem sobre a mesma que anexo, para o caso de não ter tido oportunidade de ler o jornal. Obviamente que ao ler a reportagem não pude deixar de me lembrar do seu trabalho no blog e partilhar.

    Bem-haja!

    Ana Rita

    ResponderEliminar