Pesquisar

sábado, 6 de julho de 2013

163 - Memórias de Trás-os-Montes e Alto Douro. 4

De regresso a Trás-os Montes e à viagem por esta bela mas pouco lembrada região. Continuo no meu Portugal, Lindo, Limpo e Bom.
   
Vamos deixar Mogadouro e viajar para Alfândega da Fé. O dia apresentou-se lindo e bem quente em contraste com os anteriores.

Paisagens fantásticas acompanham-nos durante o percurso e do alto, bem alto de uma ponte, presumo que o lugar chama-se Parada ou é lá próximo, vemos o Rio Sabor, o último rio selvagem de Portugal. Dizem.  Mas em breve deixará de o ser, após a conclusão da barragem que o vai alterar profundamente. Bem como toda a região.
Falam ecologistas, economistas, jornalistas e populações da inutilidade desta barragem. Custos ao erário público sem aproveitamento hidro-eléctrico que compense minimamente a sua construção e ajude a baixar o preço dos nossos consumos. E a EDP (Electricidade de Portugal) a ganhar com isso pois já nos cobra, a todos os portugueses, no recibo da electricidade esse empreendimento. Favores pagos às autarquias que, tanto quanto eu saiba, se fecharam em copas e abriram as portas.
A flora e fauna, dizem, desaparecerá. Os desportos de aventura também. E lugares e aldeias nunca mais serão pretexto para uma visita nem que seja de saudade, pois igualmente desaparecerão.
Ao Tua, ali a menos de meia centena de quilómetros, vai acontecer a mesma coisa. E não será a obra do premiado Pritzker Souto Moura, fingindo montes arquitectónicamente, que irá devolver a beleza da região e o clima, pois será influenciado, pondo em risco a cultura milenar do Vinho.
E lá vai acontecer mais uma machadada na região, e porque não, ao País, do que foi a maior das obras ferroviárias de Portugal. A Linha Internacional do Douro. Embora no caso da barragem do Tua os autarcas tenham dado a cara querendo impedir a obra.
Agora tenho de dar razão à Clara Ferreira Alves. Portugal, aqui, vai ser Feio, Sujo, Mau.

Paisagens que podemos observar na Região Nordestina. E os terrenos cultivados ou preparados para novas culturas.

Em Alfândega da Fé chamam a atenção as placas toponímicas, fabricadas em azulejo e tendo como símbolo a Torre do Relógio.
A Torre do Relógio, ex-libris de Alfândega, deve ter feito parte de uma muralha medieval.

No ponto mais alto, o sítio do Castelo. Que terá sido uma edificação moura, mandada reconstruir em 1320 por D. Dinis. Mas em 1530 já estava derrubado e malbaratado. Erguida no local, uma memória.
Deixemos o olhar vaguear pelo que nos rodeia do alto de mais de 550 metros de altitude.
A origem do nome de Alfândega da Fé vem desde as invasões árabes do séc.VIII, Alfandagh, significando povo hospitaleiro, lugar onde se está bem. Após a Reconquista cristã, foi lhe acrescido da Fé.
O tempo é curto, as horas voam e nas "calmas" encaminhamo-nos para Vila Flor.

Mais uma vila simpática infelizmente conhecida ao de leve. Fica no sopé de um monte onde se venera Nossa Senhora da Lapa. Creio que o Monte faz parte da Serra do Facho.

Monumento ao Rei D. Dinis.
n. 9.Outubro.1261 - f.7.Janeiro.1325
Se bem me lembro, na instrução primária ensinou-me a D. Belmira (g'anda Prof.) a chamar-lhe O Lavrador, cognome porque ficou conhecido pelo cuidado que teve em fazer desenvolver a agricultura pelo País. Os campos estavam em poder do Clero e o homem interessou o Povo neles. Exportaram-se produtos agrícolas para a Flandres, Inglaterra e França. Para além de peixe e sal. É muita a história deste Rei, o fundador da Universidade de Coimbra, desde há uns dias Património Mundial da Humanidade.
Exactamente ao contrário do que os nossos (alguns) governantes fazem actualmente e pelo menos desde o início da década de 90 do século passado.
Homem da Cultura, foi também conhecido por O Trovador, pois era muito dado à poesia. Não sei se as  Flores de (do) Verde Pinho serão uma espécie de plágio. Não digo nas palavras, mas no jeito (?). Isto sou só eu a pensar para dentro, até porque não sou nada dado a poesias. Mesmo assim, peço desculpa do mal dizer sem querer dizer mal do nosso nobre e valente e ex-camarada, o vate Manuel Alegre.
Ainda sobre o Rei, nenhum português, pelo menos os da velha guarda, esqueceu que foi ele quem mandou semear (ou será plantar ?) o Pinhal de Leiria com duas finalidades: conter o avanço das areias marítimas e preparar o futuro com madeiras para construir barcos. Naquele tempo havia gente inteligente. 
Esta simpática Vila preferiu o Poeta ao Lavrador. Vila Flor, que anteriormente se chamou de Póvoa d'Além Sabor tem duas lendas associadas ao seu nome. Uma é que o Rei de passagem para visitar a noiva a Aragão, a futura Rainha D. Isabel, ficou encantado com a beleza natural e em 1286 rebaptizou-a. A outra é que de passagem pela terra, o Rei conheceu uma jovem pastora de nome, adivinhem...Flor. 
Acredito mais nesta última lenda, pois o Rei era mulherengo p'ra caramba. Para além da filha e do filho nascidos do casamento, são-lhe atribuídos mais sete de várias mulheres. Entretinha-se por Odivêlas com umas damas finas. Daí Odivêlas nasceu da corruptela Ide Vêlas (..Senhor... terá dito a Rainha). Por isso, no meu modesto entender, a Santificação da Rainha não veio por causa do Milagre das Rosas, mas sim pela sua confiança no marido. Ele vai mas volta. A tradição já não é o que era...
Um aviso: A História do Rei está muito mal contada na Wikipédia. Muitas datas erradas incluindo as do casamento. Acho que é de confiar mais na ligação
 http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/dinis.html
  
A Igreja matriz, dedicada a S. Bartolomeu, é do séc. XVIII construída no local de uma anterior que ruiu. As pedras foram aproveitadas na construção do actual templo. Estava fechada quando por lá passamos. 

Na foto superior esquerda é o Museu Municipal Dr. Berta Cabral. Situado no antigo Solar dos Aguilares, primeiros donatários de Vila Flor, é um edifício do séc. XII/XIII e possui um espólio diversificado, com ofertas dos filhos da terra, de arqueologia, artes, numismática, etnografia, artesanato africano, arte sacra. 
Em baixo, à esquerda, uma casa com "jardim" que foi utilizada por um organismo do Estado, salvo erro à antiga Junta Autónoma das Estradas. Abandonada. A quem pertencerá ? Não lhe poderia ser dado uso ?
À direita, através das colunas da Fonte Romana - é só apelido porque é quinhentista - vê-se o que resta das antigas muralhas, o arco da porta chamada de D. Dinis.
Ainda restam memórias da Judiaria nos nomes e pavimentos das ruas estreitinhas e uma ou outra casa arruinada. Li na história da Freguesia. 

Embora singela, tem muito significado esta pequena memória dedicada aos filhos da terra mortos no antigo Ultramar durante a Guerra Colonial. Curioso que foi inaugurado ainda no tempo da outra senhora (1973).

Duas coisas pouco interessantes em Vila Flor: Um painel informativo desmazelado. E um Termómetro que deve estar pelo menos 20º atrasado.

Velho Moínho
Vila Flor é a capital do Azeite no coração da Terra Quente Transmontana, rica na produção das melhores qualidades de azeitonas de Portugal. Embora o paladar de cada um de nós possa variar, acho mesmo que devemos conhecer e apreciar as diversas qualidades produzidas nas várias regiões do melhor azeite do Mundo. O Português. 
Não entendo porque marcas reconhecidas internacionalmente e especialmente a Gallo, não me responderam à simples pergunta se todos as azeitonas e/ou os mostos que utilizavam na produção do seu azeite eram de origem portuguesa. Convidaram-me a visitar a Fábrica, mas isso nada trás de especial, pois por cada mensagem ou email recebidos, limitam-se a mandar o convite, automàticamente. Li alguns rigorosamente iguais. Mas a pergunta teve uma razão de ser: Li que Portugal já se basta a si próprio na produção do Azeite. Será verdade ?
No Brasil o Vila Flor vende-se em  http://www.velhomundo.com.br/busca/  Nas qualidades Extra-Virgem, de 1º e 1,5º de acidez. Clique na ligação e vai lá direitinho. 
Esta região para além de maior produtora de Azeitona de Mesa de Portugal, é muito forte em frutos secos, especialmente a Amêndoa mas não devemos esquecer o Pinhão. E também de variadíssimas frutas, hortícolas e cereais. O fértil Vale da Vilariça está ali bem próximo. E saibam os meus amigos, que as águas minerais FRIZE são em Vila Flor produzidas com água natural que aqui nasce.

Com horas marcadas para saltarmos o Douro, o Rio escolhido como o melhor turístico da Europa 2013. Uma pena as populações e os comércios pouco usufruam dessa regalia. 
Mas seguindo viagem no sentido de Carrazeda de Ansiães, cuja visita ficará para outra altura (o Rio Tua passa bem próximo) é obrigatório entrar por Linhares de Ansiães, outro  lugar velhíssimo. Linhares e Ansiães foram as primeiras terras do actual distrito de Bragança a ter foral. Foi por volta de 1050, portanto anterior à nacionalidade portuguesa e veio das mãos de Fernando I de Castela, o Magno.

Ao atravessarmos a ponte sobre uma pequena ribeira, julgo que se chama de Linhares e se o for vem de longe, chama-nos a atenção um quadro que alerta sobre a destruição do gradeamento original. Diz-se que a Ponte é Romanica. Curioso ainda existir um engenho de tirar água, a picota ou cegonha, introduzido na Península Ibérica pelos Árabes. 

Finalmente vi Crianças. O amigo e cicerone Fernando Súcio esteve a conversar com o pequeno grupo. Junto à Ribeira, velhas casas conservadas construídas nos materiais tradicionais. Xisto e granito.

Do outro lado, o Pelourinho do séc. XVII, transferido do primitivo local no século passado, rodeado de casas graníticas.

A Igreja matriz do séc. XVIII,
A freguesia é muito vasta e com bastantes indícios pré-históricos, incluindo pinturas rupestres e sepulturas cavadas nas rochas.

Na saída do centro da Freguesia, a Casa dos Condes de Sampaio. Presumo que é de uma família cujos títulos já vêm desde os anos oitenta do séc. XIV. Senhores imemoriais da Honra de São Payo e dos foros das terras de Bragança, etc.etc.

Por montes e vales, aproximamo-nos do Rio Douro. 
Na Baleira conforme os antigos lhe chamavam, a Barragem da Valeira e o Rio Douro dividem os Concelhos de Carrazeda de Ansiães e de S. João da Pesqueira. Já é o Douro Vinhateiro.

Volto a referir-me às estradas da região do nordeste trasmontano. Boas, mas alguns acessos nem sempre bem sinalizados para os forasteiros. Para os habitantes regionais nem são precisos porque conhecem bem os lugares.


Despeço-me de Trás-os-Montes e das suas Gentes com carinho e amizade e vou para o Alto-Douro.
Até lá.

9 comentários:

  1. Amigos

    Para quem não conhece, este percurso aqui descrito pelo Jorge é lindíssimo e agora com a IC 29 que abriu quase há 2 anos dá acesso a Vilas e Aldeias lindíssimas do nosso nordeste transmontano, designadamente Carrazeda de Ansiães, Vila Flor; Alfandega da Fé, Mogadouro, Miranda do Douro etc etc
    Um abraço para o Jorge que para além do proveito em visitar estas nobres terras dá também a conhecer a todos aqueles que não têm oportunidade de viajar, mas que tenham acesso à internet para poder visualizar toda esta informação.
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  2. Caros Jorge e Carlos
    Jorge a primeira foto de Mogadouro e da tais que eu estou farto de ir lá e nunca vi aquele enquadramento deves ter subido ao castelo e foi tirada lá no cimo.muito boa parabens.
    Carlos quando falas no IC29 que é em Gondomar deves querer dizer IC5 (Douro Interior) é isto não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mano Velho Manel. É verdade, subi ao Monte e ao Castelo. Coisa que muitas vezes, não faço: Subir. Mas não subi à Torre. Já não tinha pedalada.
      Mas Mogadouro está lá. É só olhar.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Caro Jorge
    Com a tua ajuda e saber vou conhecendo melhor o nosso lindo Portugal.

    Quanto ao que dizes da barragem é, pelos vistos, mais um atentado espaldado na teologia dos mercados como lhe chama o meu antigo professor de "relações internacionais, Adriano Moreira (paradoxo? Tenho uma grande admiração por ele como cientísta político, não obstante muitas vezes discordar das suas conclusões. "Portugal é um protetorado da U.E. e um país exíguo" é uma das suas afirmações. Pode não parecer mas é mais democrata do que muitos que andam com o emblema da democracia à lapela. É pá isto dito por um comunista parece um sacrilégio. Acima de tudo procuro ser rigoroso nas minhas avaliações.
    Manda sempre.
    Um abraço.
    Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ribeiro, as convicções políticas de cada um, não tem nada a ver com o que julgamos justo. Um abraço

      Eliminar
  4. jorge




    eu sou amiga intima da rainha santa


    e a historia dela com dom dinis conheço a fundo


    ela se casou com esse safado com doze anos de idade


    e sofreu pra burro, pois o cretino tinha varias amantes com quem tranzava
    na frente da rainha e ela tinha ficar calada vendo as safadezas do marido


    creio no milagre das rosas


    e tudo que peço a ela tenho em dobro


    nao a deixo passar em branco em 4 de julho de cada ano, que e o dia
    dele comemorado no brasil


    e somos ligadas de uma forma incomum que ate o padre meu amigo
    ve - conhece e se encanta Ele diz que eu sou ""chegadinha"" da rainha
    e isso e verdade


    ela nao me deixa faltar nada e esta presente em tudo na minha vida



    beijinhos ca do brasil


    vilma

    ResponderEliminar
  5. trás os montes com certeza é uma terra linda!

    ResponderEliminar
  6. COMO FOI BOM VISITAR ESTA PAGINAS,TERRA NATAL DE MEUS AVÓS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das minhas intenções ao publicar estas páginas sobre Portugal e tentar que emigrantes e/ou descentes possam partilhar e imaginar um pouco do que é a realidade actual de Portugal.
      Um abraço

      Eliminar