Pesquisar

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Caminhos da cozinha

De vez enquanto gosto da vida ao fogão. E vou tentando umas experiências que não serão tanto novidade como isso. Mas que gosto de partilhar.
 Neste caso e porque tinha convidados atrevi-me a preparar uns Bifes de Peru recheados. Nada de especial.
Lamento, mas esqueci de fotografar o início. Portanto, aqui já estão eles enroladinhos. Com uma decoração que não fazia parte da receita, mas é só para ajudar ao visual fotográfico.
Ingredientes: Bifes de peru, bem abertos e finos. Presunto em tiras muito finas, sobre o comprido e larguinhas. Queijo de preferência do Pico ou S. Jorge, para quem gostar do sabor agressivo e rústico. Mas pode utilizar outro qualquer, para cortar em pedaços pequenos mas não ralado (estou a dar a minha receita, não é verdade ?) Salsichas grandes tipo Frankfurt. Alho francês cortado em lâminas fininhas. Duas para cada bife.
Mistela para cozinhar: Azeite, alhos inteiros, cebola cortada aos cubos grandes, noz moscada, ervas aromáticas secas (Das que gostar: tomilho, coentros, oregãos etc. ou de todas) salsa inteira e fresca, vinho branco, cerveja, vinho do Porto, caldo de carne, água e, claro, azeite.
Coloque os bifes abertos numa marinada -com algum tempo de antecedência em relação à hora do "trabalho"- com alho, pimenta, sal (pouco, lembre-se do presunto que se for do nosso tem aquele toque apurado a salmoura) e borrife com umas gotas de vinho branco.
Na hora de preparar, espalme bem os bifes sem os romper, dê-lhes umas pancadas leves com a lâmina da faca de cortar carne - pesada - e coloque as tiras de presunto, uma lamina do alho francês, uma salsicha e cubinhos do queijo. Nova lâmina do alho francês e enrole os bifes. Ate com fio de cozinha (aqui chamamos do norte e serve -ou servia- para atar tudo. Nas pontas se necessário, espete um palito.
 
Aquecer o azeite (quantidade suficiente um pouco acima do fundo do tacho), alourar pouco os bifes de todos os lados e adicionar a marinada deixando alourar mais um pouco.
Entretanto numa tigela grande diluir o caldo de carne num pouco de água se forem cubos do tipo Knorr (o ideal mesmo seria verdadeiro caldo de carne e nesse caso já não era precisa a água) juntar o vinho, a cerveja a raspa da noz moscada e as ervas aromáticas.  
Meter todo este preparado no tacho, rapar o fundo do dito, deixar evaporar um pouco e tapá-lo deixando apurar. Vá voltando os bifes, regando com o môlho. Se necessário adicionar mais um pouco de água e mais vinho. Conforme o paladar de cada um, prove o môlho, corte um pouquinho de carne e meta mais sal e/ou pimenta. Juntar nessa altura a salsa e um cálice bem medido do Vinho do Porto. Fora do lume, não esquecer este pormenor. Deixar e vaporar um pouco e é só servir.
Acompanhe com o que quiser: Salada, batata frita, alouradas, etc. ou arroz. Eu preferi arroz branco seco com um fio de azeite (as manchas amarelas na foto é isse mesmo, azeite), rodelas de morcela e salsa. Temperado só com um pouquinho de sal.
Et voilá. Tinto ou branco a acompanhar e pão (sêmea, neste caso) que o meu padeiro faz muito bem.
Bom apetite e mai'nada.

7 comentários:

  1. Que cozinheiro mais dedicado ,a finalizacao,e a arrumacao ficou muito apetitoso ea arrumacao linda, com certeza,deve ter ficado uma delicia, com toda sinceridade desejei ate ser um dos convidados,rsssss....hummmm,nao mate teus leitores pacientes,com tantas iguarias.
    Vou guardar a receita ,pois sei que mais dia menos dia eu farei,nao sei se saira igual ,mais tentarei.Cozinhar pra quem gosta como eu e um prazer,pois faco tudo com muito carinho e simplicidade.Acho que cada um tem que encontrar seu próprio jeito, seu diferencial, ou talvez possamos definir, seu charme na cozinha.
    Parabens Jorge pelo belo prato,acompanhado de um bom vinho ficou melhor ainda.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Sempre que posso e dou conta de qualquer novo post, gosto de passar por aqui. Mas desta vez até parece que me cheirou... bem.

    ResponderEliminar
  3. Boa receita , me parece deliciosa.Olha que vi ali na mesa ,comida de grilos...kkkkkkkkk.Muito bom Jorge.Gourmet dos bons.
    Glorinha

    ResponderEliminar
  4. Claro que há sempre um mas para tudo. Mas há quem não goste de queijo, quem não goste de picante, quem não goste de vinho, quem não goste de presunto, nem de ervas. Aí não vale o trabalho porque o perú, mesmo em bifes, é uma carne sem gostinho nenhum.
    Caro Armando, por sinal até cheirava bem. E o paladar razoável.
    Cara Lu, a cozinha só é boa (para mim)quando é pouco usada.

    ResponderEliminar
  5. Glorinha, esta comida de grilo, cortada em juliana, tinha tomate, queijo, cebola, azeitonas de várias qualidades, azeite, sumo de limão e umas gotas de vinagre balsâmico. Foi um acompanhamento, que não prato forte. Brrr

    ResponderEliminar
  6. rsssssssssss...brrrr, é ótimo!!...rssssssss
    Os grilos certamente nem provariam...
    Não deve ter sobrado nada pra eles.
    Glorinha

    ResponderEliminar
  7. Caro Jorge, vendo-o com avental, presumo que o esquadro e o copasso estejam em cima do frigoríico... LOL

    grouchomarx

    ResponderEliminar