Recebi do meu querido amigo Carlos Vinhal a informação de que o velho Tintan do Molho Sul do Porto de Leixões vai ser removido.
Mas o que é o Titan ?, perguntarão a maior parte dos meus amigos. Pois aqui vai a história do "bicho" . Melhor dos "bichos" pois são dois os Titans.
Aquando do início da construção do Porto de Leixões por volta de 1880, colocou-se a questão como a pedra, pesadíssimos blocos de granito, deveria ser colocada entrando pelo mar dentro.Então foram encomendados a uma empresa francesa dois gigantescos e poderosos guindastes movidos a vapor que se deslocavam sobre carris. Foram baptizados por titãs pelo seu aspecto colossal.
Eram colossos que levantavam 50 toneladas. O do molhe Norte chegou a cair ao mar, entre os dias 22 e 23 de Dezembro de 1892 derivado a um forte temporal, tendo sido recuperado três anos mais tarde. Para além de terem sido utilizados para obras de recuperação, também exerceram funções de cargas e descargas, principalmente o do Molhe Sul, até aos anos 60 do século passado.
Foto obtida a partir do Molho Norte da Barra do Douro. Nas extremidades, os Titãs
São os únicos exemplares que ainda restam no mundo na sua categoria de força/potência. Independentemente da sua importância e significado para Leixões e para toda a região, os titãs têm hoje uma importância acrescida pelo seu valor como testemunhas privilegiadas da era industrial e da arquitectura/maquinaria do ferro.
A Foto antiga é de Emílio Biel, o texto respigado do original de Joel Cleto, publicado no site do Porto de Leixões em https://www.apdl.pt/gca/index.php?id=195
Uma vez mais um obrigado, tua informação nos põe por dentro do acontecimento
ResponderEliminarUm abraço
JMesquitaAlves
Ainda bem que se lembraram de restaurar
ResponderEliminaro Titan porque faz parte da historia da construção do porto de Leixões
Tambem gostei de ler a historia deles
Obrigada
M.Maria
Caro Jorge
ResponderEliminarSe quiseres complementar a tua informação, o recorte/notícia que te enviei foi retirado da Revista TITAN de Agosto de 2011, publicação trimestral da APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões, SA.
Um abraço
És o maior
Carlos
Sorry this post is in English but I do not have any Portuguese! I am fascinated by these cranes having just seen one from a cruise ship. I know them as Block Setting Cranes and I really thought that they had all been cut up long ago. I am interested in any information on them such as 1)who built them? 2) does the second one still exist? 3)Does the steam engine exist? 4) Are there any plans for the future?
ResponderEliminarThey must be badly corroded by now and possibly getting quite fragile and dangerous. They are, however, a real museum piece. Iconic. The construction toy Meccano used pictures of Block Setting cranes on their pamphlets for many years up until the 1950s. What magnificent machines!
Best regards, Andy Cope, UK.